Abertas as inscrições para seleção de preceptores de estágio nas unidades de saúde

29 de julho de 2020

Foto: Arquivo Secom

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deu início nesta quarta-feira (29) ao processo seletivo para preceptores que atuarão em atividades de ensino dentro das unidades de saúde de Aparecida durante estágios dos cursos de pós-graduação ofertados pelo Centro de Estudos, Avaliação e Pesquisa de Goiás (CEAPG) entre 2020 e 2021. Todo o processo será acompanhado pela equipe técnica da Escola Municipal de Saúde Pública (EMSP) de Aparecida. As informações estão no Edital nº 01, de 21 de julho de 2020, publicado no Diário Oficial Eletrônico (DOE) do município (clique aqui para ler). Segundo o secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, com a vinda das instituições de ensino com cursos voltados para a área da saúde, houve a necessidade da regulamentação de normas não apenas para garantir o rigor técnico desses acompanhamentos, para que realmente se encaixem às grades curriculares vigentes, mas também como forma de assegurar os direitos dos profissionais que se dispõem a colaborar.

Ele explica que o processo seletivo faz parte do Programa de Preceptoria em Estágios Curriculares Obrigatórios e Residências Uni e Multiprofissionais, instituído pela Lei Municipal 3.475, de 14 de junho de 2019. A coordenadora da EMSP, Ana Valéria dos Santos, explica que o trabalho foi elaborado pela equipe técnica da Escola Municipal de Saúde Pública em parceria com o CEAPG. “A seleção é dividida em duas etapas. A primeira avaliará o currículo dos candidatos e na segunda será realizada uma entrevista individual online, com a banca de avaliação formada por representantes da EMSP e docentes do CEAPG. “Os aprovados no processo seletivo serão convocados conforme o número de vagas previstas no edital e farão uma formação em ambiente virtual de aprendizagem antes de iniciar as atividades de preceptoria” – pontua Ana Valéria. Os candidatos poderão acompanhar as etapas da seleção por meio do site da EMSP (clique aqui).

Preceptores são os profissionais de saúde vinculados ao município que, além de suas atividades assistenciais, também realiza o acolhimento, acompanhamento e avaliação dos estudantes durante seus estágios nas unidades de saúde públicas. Ela conta que havia a necessidade de se atender às normativas que regulam a parceria ensino-serviço e também às propostas pedagógicas e curriculares da instituição de ensino e essa foi a razão da publicação do edital. Segundo José Antonio Oliveira, enfermeiro da equipe técnica da EMSP, o processo de aprendizagem que acontece no cotidiano do trabalho é fundamental para que o estudante estabeleça a relação entre o conhecimento teórico e a prática, e para que desenvolva as habilidades e a reflexão necessárias para a tomada de decisão ao fazer um atendimento e propor intervenções. “Esses processos são potencializados quando o estudante tem a oportunidade de fazer essa imersão no serviço de saúde com apoio de preceptores com experiência e preparo pedagógico”.

Fonte: Frederico Noleto