Aparecida de Goiânia promove Fórum sobre eficiência e custos da Saúde Pública


8 de novembro de 2019

Foto:

Em iniciativa pioneira no Estado, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia organizou e sediou nesta quinta-feira, 7, o fórum “Gestão de Custos na Saúde Pública”, das 8h30 às 16h no Espaço Multiuso da Cidade Administrativa, sede do Executivo local. No evento, aberto pelo prefeito Gustavo Mendanha e pelo secretário de Saúde Alessandro Magalhães, palestrantes da empresa Planisa expuseram para profissionais do município e de outras localidades os desafios da gestão de custos e comparativos entre valores estabelecidos pela tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) e os que são pagos, na prática, pela gestão pública. Eles também compartilharam experiências de sucesso e debateram a importância do controle dos gastos nas unidades de saúde, a eficiência na prestação de serviços e a transparência na prestação de contas.

O prefeito Gustavo enfatizou que prioriza a Saúde em sua administração porque o “ser humano é o mais importante. Investimos no setor bem mais do que a Lei determina. Eu sofria em ver que muitas pessoas não tinham vagas de UTI, medicamentos ou tratamentos adequados, por isso determinei que trabalhássemos incansavelmente para salvar vidas e atender melhor a comunidade. Desde o início do meu governo, priorizei a Saúde. Algumas pessoas até me criticaram por abrir mão de algumas obras de infraestrutura e focar na abertura do Hospital Municipal (HMAP) e no aprimoramento dos serviços de Saúde, mas acredito que esses investimentos são primordiais. Ainda não temos um sistema perfeito, porém avançamos muito e faremos ainda mais”.

O secretário Alessandro agradeceu o apoio do prefeito e convidou os participantes a refletir sobre os custos da Saúde. Ele destacou a importância da comparação de experiências, defendeu uma gestão eficiente e planejada para fazer mais com os recursos disponíveis e ponderou acerca dos desafios, como a defasagem da tabela do SUS. “Estamos implementando a Gestão de Custos na rede da SMS desde o início de 2019 e hoje trocaremos informações, conhecimentos e experiências para avaliar onde acertamos e onde ainda podemos melhorar. Esse debate tem que ser permanente e envolver toda a rede, por isso estão aqui hoje diversos profissionais do município e colegas de outras cidades”.

Na opinião do secretário, um dos principais desafios do SUS no País é o fortalecimento da Atenção Primária e da cultura de prevenção de doenças, tanto na sociedade quando na gestão da Saúde Pública, já que as internações, a manutenção dos hospitais e as diárias de UTIs são caras, complexas e podem ser reduzidas com mais eficiência e investimentos planejados na rede básica.

O evento reuniu autoridades locais, como o promotor da 4ª Promotoria de Justiça de Aparecida de Goiânia, Reuder Cavalcante Motta, além de secretários de Saúde das cidades goianas de Mineiros, Jandaia, Bela Vista e Piracanjuba, diretores de departamentos e gestores das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Básicas de Saúde (UBSs) de Aparecida, assim como especialistas da área e profissionais dos setores público e privado.

Palestras e debates

No Fórum, três profissionais da Planisa, empresa que atua há 30 anos prestando consultoria especializada para o segmento da Saúde, apresentaram palestras e promoveram debates. O diretor técnico Marcelo Tadeu Carnielo falou sobre “Gestão de Custos no século XXI”, o gerente técnico Thiago Camargo tratou dos “Conceitos básicos de Gestão de Custos Hospitalares” e o consultor técnico Túlio Ferreira, apresentou a experiência de “Gestão de Custos da Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia” e Benchmarking (Processo de comparação de serviços e práticas, um instrumento de gestão) relatando os resultados do trabalho da Planisa no município e seu impacto na administração.

Texto: Polliana Martins

Fonte: Camila Godoy




Secretaria Municipal de Saúde
Rua Antônio Barbosa Sandoval, n°16, quadra 4, lote 1, APM 3, Centro – Aparecida de Goiânia – GO.
Telefone Geral: (62) 3545-5883

Imprensa