Caminhada e atividades psicoeducativas encerram agenda do Janeiro Branco


22 de janeiro de 2020

Foto: Arquivo

Texto: Frederico Noleto

Aparecida conta com uma das mais ramificadas e qualificadas redes de Saúde Mental do país e segue investindo em políticas públicas de universalização aos tratamentos tão importantes para a promoção do bem estar e da qualidade de vida a todos. Neste mês de janeiro, quando acontecem as atividades do Janeiro Branco, relacionadas à Saúde Mental, o município se cobre de conscientização e se junta aos profissionais da área para observar, discutir e promover o cuidado mútuo e coletivo para problemas que são cada vez mais comuns e que acabam afetando a todos nós em graus diferentes. Nestes últimos dias do mês, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mergulha na reta final da campanha, com diversas atividades psicoeducativas de integração e uma caminhada para a promoção do tema.

Todos os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do município realizarão atividades. Às 9h desta quinta-feira (23/01) o CAPS Infantil promoverá uma Roda de Conversa, seguida de atividades de psicoeducação com crianças, adolescentes e pais. Nesta sexta-feira (24/01), às 8h, acontecerá a Caminhada do Janeiro Branco, promovida pelo CAPS Bem Me Quer. O trajeto começa saindo da própria unidade e termina na Praça da Matriz. Segundo os organizadores, o motivo é conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a Saúde Mental, desmistificando, quebrando o preconceito e o medo que muitas pessoas têm de buscar ajuda e tratamento. Encerrando a programação, o CAPS AD realizará três atividades: Gincana Corpo e Mente, com o professor de Educação Física, dia 27/01, às 8h); Atividade com foco na Mente e Saúde, com equipe de psicologia (28/01, às 8h) e, no dia (29/01, a partir das 8h, auriculoterapia e palestra Educação em Saúde, com o médicos e enfermeiros.

“Durante todos os meses do ano é tempo para cuidar de si, do bem estar e da qualidade de vida. Para isso, pequenos hábitos considerados saudáveis, como a prática de esportes, ter um hobby, ter uma roda de amigos ou mesmo atos simples, como passear com seu cachorro fazem toda a diferença e acabam sendo essenciais para nos elevar a autoestima tão necessária para as batalhas do dia-a-dia. No entanto, quando aparecem sintomas como tristeza profunda, falta de energia, delírios e dificuldades de se relacionar; ou ainda a dependência química, existe uma série de serviços gratuitos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) que têm ajudado muita gente” – pontua Carolina Sartori, coordenadora da Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

“É muito importante confiar e utilizar os mecanismos da rede municipal de Saúde Mental como forma de auxílio. Eles funcionam 24h e são um direito de todos e um dever do poder público” – completa. Segundo ela, Saúde Mental ainda é um tema pouco conhecido da maioria da população. “Ao falar de Saúde Mental, não queremos falar apenas dos transtornos mais severos conhecidos por todos, queremos falar sobre bem estar, autocuidado, sobre as diversas possibilidades de se encontrar uma maneira de viver bem, promovendo o equilíbrio sobre as dificuldades que nos cercam. E esta quebra do paradigma de que adoecer é apenas para algumas pessoas e não para outras, é um dos grandes desafios”.

Fique atento à agenda:

CAPS Infantil – quinta (23/01) 9h – Roda de Conversa (com café da manhã). Após o café haverá atividades de psicoeducação com crianças, adolescentes e pais. As atividades contarão com dinâmicas para estimular a interação e a integração entre os participantes. Também serão realizadas rodas de conversa para construção coletiva do conceito de Saúde Mental e elaborar estratégias de promoção da saúde mental.

CAPS Bem Me Quer – sexta (24/01) 8h – Caminhada do Janeiro Branco. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a Saúde Mental, desmistificando, quebrando preconceito e o medo que muitas pessoas têm de buscar ajuda e tratamento. Local de partida: CAPS Bem Me Quer. Ponto final: Praça da Matriz.

CAPS AD – segunda (27/01) 8h – Gincana Corpo e Mente, com o professor de Educação Física;

CAPS AD – terça (28/01) 8h – Atividade com foco na Mente e Saúde, com equipe de psicologia;

CAPS AD – quarta (29/01) 8h – Auriculoterapia e palestra de Educação em Saúde, com o médico e enfermeiros;

Conheça os transtornos mentais mais comuns:

Depressão: doença que afeta negativamente toda a vida da pessoa, como sente, age e pensa, com tristeza profunda, falta de energia e desvalorização;

Ansiedade: preocupação excessiva diante de alguma situação desconhecida ou estranha que acabam gerando pânico, transtornos obsessivos-compulsivos e estresses pós-traumáticos;

Esquizofrenia: doença crônica e grave que pode gerar alucinações e delírios, alterações de comportamento, pensamentos confusos e dificuldades de relacionar com outras pessoas;

Transtorno de humor (afetivo): alterações do humor ou de afeto que podem tanto ser de elevação quanto de depressão do humor acompanhadas de modificação das atividades normais da vida do individuo;

Dependência química: tolerância a substâncias químicas (tabaco, álcool, thc, crack ou cocaína). Transtorno mental grave que afeta o individuo como um todo, alterando seu modo de agir, pensar e sentir;

Caso precise de ajuda
A Saúde Mental de Aparecida conta com cerca de 45 psicólogos que atendem em conjunto com equipes multiprofissionais nas diversas unidades da rede, responsáveis por mais de cinco mil atendimentos mensais. Se você apresentar qualquer um dos sintomas descritos acima e necessitar de ajuda profissional, dirija-se ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS Bem-Me-Quer), onde uma dessas equipes indicará o tratamento adequado dentro da rede municipal de Saúde. Em casos de Urgência, a pessoa com transtorno deve ser levada à Unidade de Pronto Atendimento Geraldo Magela (UPA Flamboyant), que oferece atendimento psiquiátrico 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Além das quatro modalidades diferentes de CAPS (Bem Me Quer, Infantil, AD Adulto e AD Infanto Juvenil), a rede municipal também possui um Núcleo de Cuidados em Saúde Mental, responsável pelo acolhimento de casos não contempladas nas outras unidades, como transtorno do humor, ansiosos, psicoses. Casos de violência contra a mulher, autoagressão ou qualquer tipo de violência envolvendo crianças e adolescentes registrados por profissionais que atuam nas unidades de saúde ou em escolas, são direcionados a esta equipe. Para a população em situação de rua é atendida pelo Consultório Na Rua, que atua de forma itinerante em um trabalho de atenção integral à saúde. Para mais informações, ligue no número 3545-5969 / 9690 / 9106. Você também pode utilizar o número 188, do Centro de Valorização à Vida (CVV) para obter auxílio em momentos de desespero.

Fonte: Camila Godoy




Secretaria Municipal de Saúde
Rua Antônio Barbosa Sandoval, n°16, quadra 4, lote 1, APM 3, Centro – Aparecida de Goiânia – GO.
Telefone Geral: (62) 3545-5883

Imprensa