Dia Mundial de Lavagem das Mãos promove a aculturação do mais importante hábito de prevenção a epidemias

15 de outubro de 2019

Foto: Frederico Noleto

Texto: Frederico Noleto

O hábito de manter as mãos limpas é tão importante que ganhou um dia próprio. Por isso, todos os anos, no Dia Mundial de Lavar as Mãos, que acontece em 15 de outubro, profissionais da Saúde reforçam a importância da promoção dessa técnica, que é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o principal instrumento contra epidemias. E na semana que marca a data, a Vigilância Sanitária de Aparecida promove uma campanha de conscientização nas escolas do município e nas próprias unidades de saúde para a promoção da cultura de higienização das mãos como forma de prevenção e de promoção à saúde.

“Trata-se de uma técnica super simples e eficaz de controle das infecções, nos diversos serviços de saúde. Queremos deixar o alerta e pedir que todos os profissionais de saúde se envolvam com afinco na promoção da cultura de lavar as mãos. Que conversem com familiares e principalmente com as crianças que os cercam. Porque até mesmo nós, que atuamos na área da Saúde, muitas vezes quando estamos em casa, podemos nos esquecer em algum momento. Mas não podemos, porque mãos limpas são mãos seguras ” – pontua Núria Neres do Vale, chefe do Controle de Infecção de Aparecida.

Símbolo do Dia Mundial da Lavação das Mãos

Lavar as mãos ainda é a principal forma de prevenção a doenças como herpes, gripe e outras viroses. A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece o hábito como um dos principais instrumentos contra epidemias. Dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) revelam que cerca 40% das mortes de recém-nascidos no mundo poderiam ser evitadas com o simples ato de lavar com água limpa infecções trazidas por vírus e bactérias. “A lavação das mãos com álcool em gel ou com água e sabão têm a mesma eficácia, mas se você avistar alguma sujeira é preferível que você recorra à velha e boa água com sabão” – completa Núria.

Nossa pele é um reservatório de microrganismos e as mãos acabam sendo um excelente transporte deles. Portanto o hábito de lavar é antes de tudo um ato de consciência e de respeito. Mas não basta realizar a higienização apenas quando notar sujeira, é preciso criar o hábito de manter a assepsia antes; durante e depois do preparo dos alimentos; antes de tocar em coisas que vão à boca de bebês; antes e depois de pegar numa pessoa doente; após coçar ou assoar o nariz; antes e depois das refeições; após as idas ao banheiro; antes e depois de tratar ferimentos; depois da troca de fraldas dos bebês; após alimentar ou limpar animais; e após tocar no lixo.

No âmbito hospitalar e das unidades de saúde a higienização das mãos é um processo que está vinculado ao Primeiro Desafio Mundial para a Segurança do Paciente, estipulado pela OMS. A campanha “Uma Assistência Limpa é Uma Assistência mais Segura”, coordenada pela ANVISA, tem com um dos principais objetivos a aplicação dos cinco momentos para a higienização das mãos: antes de contato com o paciente; antes de realização de procedimento asséptico; após a risco de exposição a fluidos corporais; após o contato com o paciente e após o contato a áreas próximas ao paciente.

Equipe da Atenção à Saúde também adere ao Dia Mundial de Lavação das Mãos