Ministério da Saúde recomenda que todas as crianças com mais de 6 meses e menos de 1 ano sejam vacinadas contra o Sarampo

21 de agosto de 2019

Texto: Frederico Noleto

Como forma de prevenção contra a surto de Sarampo que vem acontecendo em diversas grandes cidades do país, o município de Aparecida seguirá a recomendação do Ministério da Saúde (MS) para que todas as crianças entre 6 meses e 1 ano sejam vacinadas contra o sarampo. O objetivo é intensificar a proteção a este público-alvo, que é mais suscetível às complicações da doença. Segundo o ministério da Saúde cerca de 1,4 milhão de crianças que não receberam a chamada ‘dose zero’, que não estava prevista no Calendário Nacional de Vacinação, aos 12 e 15 meses.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa ainda que está preparada para seguir a recomendação do Governo Federal e realizar a aplicação da vacina Tríplice Viral aos bebês desta faixa etária com sua estrutura de rotina. A SMS recomenda ainda que todas as crianças na faixa prioritária com possibilidade de trânsito para regiões afetadas sejam imunizadas contra o vírus do sarampo. Além disso, explica que a vacinação de rotina das crianças deve ser mantida independentemente de a criança ter tomada a “dose zero” da vacina. A Tríplice Viral previne também contra rubéola e caxumba.

A doença
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave e extremamente contagiosa. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias, como as eliminadas na tosse, espirros ou mesmo durante a fala. Os sinais de contaminação costumam aparecer ao longo dos cinco primeiros dias e incluem febre alta, mal estar, coriza, tosse, perda do apetite, dor de garganta, conjuntivite e manchas vermelhas na pele. Adultos com até 29 anos devem ter duas doses registradas em seu cartão e os com idade entre 30 e 49 anos, uma dose.

Postos de Vacinação
As vacinas contra o sarampo estão disponíveis em 21 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Aparecida, de segunda à sexta-feira, das 8 às 16h30. São elas: UBS Andrade Reis; Independência Mansões; Jardim Riviera; Bairro Independência; Campos Elísios; Jardim Florença; Tiradentes; Cândido de Queiroz; Jardim Paraíso; Alto Paraíso; Delfiore; Jardim dos Ipês; Madre Germana; Buriti Sereno; Garavelo Park; Mansões Paraíso; Jardim Olímpico; Parque Trindade; Santa Luzia; Nova Olinda; e Retiro do Bosque.
O serviço também é oferecido nos Cais Colina Azul e Nova Era, de segunda à sexta-feira das 7h30 às 18h30, e no Centro de Saúde Papillon Park, das 7h30 às 18 horas. Já no Centro de Atendimento Ambulatorial o atendimento ocorre de segunda à sexta-feira. das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 8 às 16 horas. Maiores informações pelo telefone 3545-6070.