Mutirão de Consultas Especializadas ofertou mais de 500 atendimentos neste fim de semana


5 de agosto de 2019

Foto: Claudivino Antunes

No último sábado (3) a Prefeitura de Aparecida realizou mais um Mutirão de Consultas Especializadas, que aconteceu simultaneamente no Ambulatório Multiprofissional de Aparecida de Goiânia (Amag) e no Núcleo de Saúde Mental. Ao todo foram mais de 500 atendimentos em diversas especialidades que já estavam pré-agendados. A ação contou com a presença do vice-prefeito Veter Martins e do secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães.

“Essa ação é mais uma demonstração do compromisso do prefeito Gustavo Mendanha em proporcionar um atendimento cada vez mais digno à população, em melhorar os índices de satisfação com o atendimento público. Com os investimentos certos e a valorização dos profissionais estamos provando que podemos sim realizar uma saúde pública com atendimento de primeiro mundo e respeito ao cidadão e a todos os trabalhadores da área, que dedicam suas vidas por esta causa” – pontuou o vice-prefeito.

Para Marilia do Nascimento, que aguardava consulta com especialista há 20 dias, foi uma ótima surpresa receber a ligação avisando sobre o mutirão. “Minha filha sofre com autismo e ela já é atendida aqui pelos profissionais do Amag. Mas achava que essa consulta com o neuropediatra iria demorar mais para acontecer novamente. Foi muito rápido”.

Mãe de paciente com Transtorno do Espectro Autista (TEA) tira dúvidas com médico especialista em Neuropediatria durante Mutirão de Consultas Especializadas

Alessandro Magalhães explica que este já é o quinto Mutirão de Consultas Especializadas desde o início da gestão do prefeito Gustavo Mendanha e que o objetivo é justamente diminuir o tempo de espera por consultas com especialistas no município. “Todas as ações visam sempre promover um serviço publico de excelência para promover dignidade às pessoas por meio de um atendimento cada vez mais digno e humanizado. Os resultados já estão aparecendo com a diminuição de tempo de espera nas filas. Seja no atendimento de rotina, nas urgências ou especializado”.

Foram ofertadas consultas com médicos especialistas das áreas de cardiologia, ortopedia, neuropediatria, urologia, gastroenterologia, mastologia, reumatologia, otorrinolaringologia e psiquiatria. Segundo a Diretoria de Urgência, Emergência e Atenção Especializada da SMS, em Aparecida são oferecidos cerca de 14 mil atendimentos especializados mensalmente. “Os atendimentos ocorrem por meio de encaminhamento de clínico geral, no Centro Clínico, no Ambulatório Multiprofissional de Aparecida de Goiânia (Amag), no Centro de Atendimento Ambulatorial, no Cais Nova Era e no Cais Colina Azul e no Núcleo de Saúde Mental” – explica o superintendente de Atenção Primária do município, Gustavo Amoury.

“Estamos desafogando as filas. Algumas pessoas estavam aguardando há meses para consultar com um especialista. O mutirão ajuda as famílias que mais precisam com maior rapidez. Estamos aqui prontos para servir, pra dar o melhor para que as pessoas tenham dignidade no atendimento” – lembra Divanita Avelin, chefe administrativa AMAG, que também é conhecida como Diva do Cais.

Josiane Silva, mãe da Emili paciente com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que aguardava atendimento desde novembro de 2018 e recebeu a notícia do mutirão com alívio. “Confesso que me assustei um pouco com a quantidade de pessoas quando cheguei aqui. Daí tive a noção de esse tipo de atendimento é disputado. Mas fiquei muito feliz com o atendimento porque apesar do número de pessoas nós fomos atendidas muito rapidamente. Eu peguei a senha e em poucos minutos já chamaram. Praticamente nem sentei pra esperar. Aqui em cima tem uma brinquedoteca pra distrair as crianças e elas não ficarem agitadas. Foi um presente pra mim e para ela”.

Secretário Alessandro Magalhães aproveita para tirar dúvidas dos cidadãos durante o Mutirão de Consultas Especializadas

Já Poliana Souza, se sentiu aliviada ao a notícia do próprio secretário Alessandro Magalhães de que o Centro de Diagnósticos e Especialidades em breve contará com tratamento odontológico especializado para autistas. “Esse tratamento ainda não é ofertado nem na rede de Goiânia e nem na de Aparecida. Em Goiânia apenas algumas faculdades oferecem e é bastante concorrido porque tem gente de todo o estado precisando. Até consultas particulares são difíceis porque existem poucos profissionais com esse tipo de formação. O secretário ouviu minha dificuldade e foi muito gentil. Me garantiu que o serviço será disponibilizado em breve. Fiquei muito contente e tenho certeza de que muitas outras mães e pais também ficarão”.

Alessandro explicou que o Centro de Diagnósticos e Especialidades, que já está em funcionamento, está sendo equipado com modernos equipamentos. Segundo ele em cerca de 90 dias esta ampliação dos serviços oferecidos deverá ser entregue. “Serão vários novos serviços. Um deles é o Centro Especializado em Odontologia, que atuará em conjunto com Ambulatório Multiprofissional de Aparecida de Goiânia (Amag) oferecendo o atendimento odontológico aos pacientes que sofrem com o Transtorno do Espectro Autista (TEA)”.

Ele completa que, além de realizar consultas em mais de vinte áreas, a unidade também abrigará os serviços do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), dos Serviços de Assistência Especializada (SAE), do Amag, do Ambulatório de Atendimento Especializado às vítimas de Violência, do Laboratório Municipal e pequenas cirurgias.

Texto: Frederico Noleto

Fonte: Camila Godoy




Secretaria Municipal de Saúde
Rua Antônio Barbosa Sandoval, n°16, quadra 4, lote 1, APM 3, Centro – Aparecida de Goiânia – GO.
Telefone Geral: (62) 3545-5883

Imprensa