População da região do Colina Azul recebe nova UBS


23 de agosto de 2019

Foto:

Texto: Polliana Martins

O prefeito Gustavo Mendanha e o secretário de Saúde Alessandro Magalhães entregaram para a população da região do Colina Azul uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS), no início da noite desta sexta-feira, 23. Ela é a 40ª de Aparecida de Goiânia e a oitava entregue pela atual gestão municipal. A UBS Gilberto Gomes dos Santos, localizada na Rua das Gaivotas esquina com a Rua Albatroz, fica em frente ao Cais do Setor Colina Azul e tem capacidade para realizar mais de 1.400 consultas ambulatoriais por mês. 

Centenas de pessoas prestigiaram a inauguração lotando a área externa da UBS. O evento também reuniu o vice-prefeito Veter Martins, servidores da Saúde, secretários municipais, lideranças comunitárias e vereadores. Também estiveram presentes os deputados federais Professor Alcides e Adriano Baldy, a ex-senadora Lúcia Vânia e os ex-deputados federais Sandro Mabel e Chico Abreu.

Conforto e valorização 

Em meio à multidão, o motorista José Mário de Pádua, morador do Setor Colina Azul, estava acompanhado pelos dois filhos e um sobrinho e esbanjava felicidade: “Moro há mais de 15 anos a poucas ruas daqui e fico sossegado porque minha família será atendida com mais conforto num lugar novinho e bonito e que também vai valorizar e embelezar nosso bairro. Gostei muito dessa UBS.” 

O prefeito Gustavo Mendanha, dirigindo-se aos moradores, afirmou que “estamos aqui por vocês, que são a nossa razão para trabalhar cada vez mais. Cumprimento a família do estimado e já falecido empresário Gilberto Gomes, que nomeia esta UBS, e agradeço a participação de tantos políticos e amigos de Aparecida na inauguração desta unidade que beneficia toda a região e exalta o Colina Azul, bairro tradicional que completou 32 anos neste mês. Nosso objetivo é ter uma Saúde Pública à altura da nossa gente, tão boa ou até melhor do que a rede privada.”   

Gustavo Mendanha também assinou a autorização para a licitação da obra que ampliará a nova UBS. Ele explicou que um novo bloco será construído, destinado aos atendimentos de urgência e emergência, que por enquanto continuam a funcionar no Cais Colina Azul. “A partir de agora o Cais passa a atender exclusivamente a urgências e emergências. Todos os outros procedimentos serão realizados aqui, com mais conforto”, destacou.

Unidade diferenciada 

O secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, destacou que a nova UBS inaugurada é diferenciada e funciona em horário estendido, das 7 às 19h, de segunda à sexta-feira. “Temos conseguido aprimorar a Saúde de Aparecida graças ao esforço dos nossos trabalhadores e ao empenho incansável do prefeito Gustavo Mendanha para realizações como o Hospital Municipal (HMAP) e o Centro de Especialidades, dentre tantas outras. Pouquíssimos prefeitos fazem tanto em tão pouco tempo.” 

Pedido antigo, sonho realizado 

Já os vereadores Isaac Martins e Araújo falaram em nome dos moradores. “A população local pede há tempos por melhorias assim porque o Cais é antigo e a demanda é crescente. Tenho muita gratidão por essa nova UBS, que também resgata uma promessa do prefeito Gustavo de não fechar o Cais e ainda ampliar e qualificar o atendimento à Saúde nessa região”, afirmou Isaac. 

Araújo frisou que a iniciativa “faz parte de uma série de ações em comemoração aos 32 anos do Colina Azul. Isto é um sonho realizado para os moradores deste e de muitos outros bairros próximos . Quero agradecer ao prefeito por tudo o que ele tem feito por nossa comunidade.”  

Estrutura adequada e atendimento diversificado  

O Superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, informou que a nova UBS engloba consultas agendadas de clínica geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia para toda a região, além de ações e programas para promoção da saúde, vacinação, odontologia, pré-natal, atendimentos de enfermagem e relacionados à Saúde da Mulher, hipertensão, diabetes, hanseníase e tuberculose. 

Em seus 747,63 m², a UBS Colina Azul conta com recepção e espera, sala de pequenos procedimentos, banheiro acessível, espaço para acolhimento multiprofissional, farmácia, administração, salas de curativo e imunização, inalação, coleta e seis consultórios com banheiro, bem como espaços para odontologia, compressor e escovação. Há também salas para atividades coletivas, de aplicação de medicamentos, instalações sanitárias públicas para homens e mulheres, além de espaços de circulação, hall, embarque e desembarque de ambulâncias, copa e banheiros para os funcionários, arquivo, almoxarifado, setor de esterilização e preparo, copa e espaços para utilidades e depósito para materiais de limpeza.

Novo horário das UBSs 

Outra novidade destacada nesta noite é que a partir da próxima segunda-feira, 26 de agosto, a Secretaria de Saúde (SMS) irá ampliar o horário de funcionamento de 35 UBSs do município, que passarão a funcionar uma hora mais cedo, das 7 às 17h, de segunda a sexta-feira. O objetivo é facilitar o acesso da população aos serviços em diversos pontos da cidade, dando mais comodidade e ampliando a assistência. Apenas as UBSs dos setores Independência e Parque das Nações, e dos Jardins dos Ipês, dos Buritis e Paraíso, continuarão funcionando das 8 às 17h por terem fluxo menor de pacientes. 

Fonte: Camila Godoy




Secretaria Municipal de Saúde
Rua Antônio Barbosa Sandoval, n°16, quadra 4, lote 1, APM 3, Centro – Aparecida de Goiânia – GO.
Telefone Geral: (62) 3545-5883

Imprensa