Quando procurar UBS, UPA ou Samu?


UBS

A Unidade Básica de Saúde (UBS) é a porta de entrada do SUS. Neste local, são oferecidas consultas médicas e de enfermagem, são realizados testes rápidos para identificação de doenças; entrega de medicamentos; troca de curativos e injeções. Algumas unidades oferecem ainda vacinação e atendimento odontológico e desenvolvem programas específicos para alguns grupos da população. A UBS não oferece atendimento de Urgência e Emergências para problemas graves ou complexos. Nesses casos, o paciente é encaminhado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou para o hospital mais próximo.

UPA

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, e oferece atendimento de urgência e emergência, com clínico geral, pediatra e enfermeiro. Outras especialidades como ortopedia e psiquiatria também podem estar disponíveis. No local são realizados exames como raios-x e eletrocardiograma, por exemplo. Os pacientes atendidos na UPA não ficam internados no local. Eles são estabilizados, encaminhados para um Hospital ou ficam em observação aguardando a regulação da vaga, podendo ainda, receber medicação e serem liberados. (Clique aqui para ver a Escala Médica de cada uma das unidades em tempo real).

SAMU

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.  Ele realiza atendimento de urgência e emergência, por intermédio de ambulâncias, em qualquer lugar, inclusive vias públicas. Sua equipe reúne médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas, que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental. O acesso a este serviço é feito pelo número de telefone 192 e a ligação é gratuita, podendo ser realizada de qualquer telefone local.

  




Secretaria Municipal de Saúde
Rua Antônio Barbosa Sandoval, n°16, quadra 4, lote 1, APM 3, Centro – Aparecida de Goiânia – GO.
Telefone Geral: (62) 3545-5883

Imprensa