Saúde de Aparecida capacita médicos da rede em Neurodesenvolvimento Infantil


9 de janeiro de 2020

Foto: SMS

Texto: Polliana Martins

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia realizou, na manhã deste quinta-feira, 9 de janeiro, a Capacitação de Neurodesenvolvimento Infantil para médicos clínicos gerais e pediatras das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e ambulatórios da rede para dar mais eficiência aos encaminhamentos para especialistas e reduzir o tempo de espera dos pacientes por consultas e tratamentos nesta área.

O Neurodesenvolvimento infantil é um tema de grande importância porque abrange a motricidade global e as competências sensoriais como a visão e a audição, a comunicação e a linguagem, os comportamentos, as emoções e afetos e o aprendizado verbal e não-verbal das crianças, dentre outros aspectos.

 Segundo a diretora de Urgências, Emergências e Especialidades da SMS, Amanda melo, o objetivo do treinamento é o de “orientar os médicos quanto aos serviços multiprofissionais oferecidos na rede municipal e especificamente no Ambulatório Municipal de Aparecida de Goiânia (Amag) sobre o neurodesenvolvimento e as síndromes neurológicas infantis para que eles identifiquem adequadamente os casos que devem ser referenciados para a equipe de neuropediatra e psiquiatria infantil”.

 Aprimoramento constante

 As palestras foram proferidas pelos neuropediatras Gílson Carlos e Jeânia Christielis e pela psiquiatra Mariana Gomes, todos do Amag. A diretora geral da unidade, a fisioterapeuta Elisângela Moreira Moura, também falou para os presentes e ressaltou a importância da capacitação: “Estamos qualificando o atendimento prestado à população, e, neste caso, especialmente, às crianças.   Numa atividade profissional em que há muita responsabilidade envolvida, como é o caso da medicina, o aprimoramento constante passa a ser um dever ético e essencial, uma postura de respeito ao próximo”.

Ela destacou que os médicos que participaram da capacitação vão difundir os conhecimentos obtidos nos ambulatórios da rede e nas UBSs realizando os devidos encaminhamentos com mais eficiência. “Todos saem ganhando, os profissionais e a comunidade”, afirmou a diretora.

Conheça o Amag

O Amag realiza atendimentos em diversas especialidades: angiologia, geriatria, endocrinologia, ortopedia, neurologia, neuropediatria, otorrinolaringologia, psiquiatria, nutrição, fisioterapia, acupuntura, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia e psicopedagogia. Na unidade funcionam também o Centro de Reabilitação, com serviços para recuperação física e motora de pacientes, e o Grupo da Coluna, com atividades físicas para prevenção de dores e problemas na coluna. Pacientes com Hipertensão e Diabetes recebem acompanhamento individual no local e idosos têm atendimento especializado.

O que é a Neuropediatria

Essa especialidade é o ramo da neurologia que abrange as doenças do desenvolvimento e maturação do sistema nervoso e atua no controle de males com comprometimento neurológico. Os neuropediatras lidam com o tratamento, o acompanhamento e a prevenção de problemas que possam comprometer o bom desenvolvimento físico, mental e emocional das crianças. Na esfera de atuação deles estão a epilepsia, a paralisia cerebral, as dores de cabeça, a atenção às crianças portadoras de deficiência intelectual, transtorno do espectro autista e do déficit de atenção, distúrbios de aprendizagem e hiperatividade, dentre outros.

Psiquiatria Infantil

É a especialidade médica que cuida da saúde mental das crianças. O psiquiatra infantil é o profissional indicado para diagnosticar, tratar e encaminhar os pacientes para avaliações em outras especialidades como neurologia, endocrinologia e outras, além de tratamentos em psicoterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e psicopedagogia.

Fonte: Camila Godoy




Secretaria Municipal de Saúde
Rua Antônio Barbosa Sandoval, n°16, quadra 4, lote 1, APM 3, Centro – Aparecida de Goiânia – GO.
Telefone Geral: (62) 3545-5883

Imprensa