UBS do Garavelo Park abre amanhã, sábado, para atendimentos preferencialmente masculinos


24 de janeiro de 2020

Foto: Claudivino Antunes

Texto: Polliana Martins

Neste sábado, 25, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Residencial Garavelo Park, localizada na Rua 36-E, Qd. 106, APM-1C, funcionará das 8h às 17h para atendimentos preferencialmente masculinos. Serão oferecidas consultas de clínica geral previamente agendadas, atendimento psicológico com profissional do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf) e atualização do cartão vacinal para homens de todas as idades.

A iniciativa faz parte de uma parceria inédita entre a Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) e o Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Goiás (UFG) para aprimorar a atenção prestada à população masculina no município e difundir a cultura de prevenção de doenças. O acordo foi iniciado em 9 de novembro do ano passado durante o lançamento do Centro de Referência em Saúde do Homem, unidade pioneira no Estado de Goiás e localizada no Centro de Diagnósticos e Especialidades (Jardim Boa Esperança).

Alerta para os homens

“Continuamos trabalhando para mudar comportamentos, para que as pessoas cuidem da própria saúde e da de suas famílias aproveitando a porta de entrada do Sistema, que são as UBS. Queremos difundir a cultura da prevenção, algo muito simples e essencial que é expresso no ditado popular “é melhor prevenir do que remediar””, destaca o secretário Alessandro Magalhães. No caso masculino, segundo o Ministério da Saúde, 70% dos homens brasileiros só vão ao médico por influência da família e só buscam a assistência quando há muitos sintomas e os males estão em estágio avançado, o que reduz as chances de detecção de doenças e de cura.

Mortalidade masculina em Aparecida

A chefa de Redes Temáticas Ciclos de Vida da SMS, Amanda Faria, informa que a pasta pretende abrir, sempre no último sábado de cada mês, pelo menos uma UBS para atendimentos preferencialmente masculinos. Ela ainda acrescenta, acerca da parceria com a UFG, que “todo esse nosso esforço será monitorado e avaliado pela Universidade permanentemente para fazermos um Raio X da saúde da população masculina no município e estruturarmos nossos serviços”. Amanda tem pesquisado a mortalidade masculina em Aparecida e constatou que “60% dos homens acima de 20 anos que falecem no município são vítimas de doenças crônicas, principalmente as cardiovasculares. Por isso estamos focados em combater fatores que influenciam nessa realidade, como o tabagismo e o alcoolismo, dentre outros”.

Como agendar consultas

Lígia Duarte, profissional da SMS que também atua junto à UFG, explica o fluxo adequado a ser seguido pelos usuários, homens e mulheres, o ano inteiro: todos devem marcar as consultas de clínica geral, ginecologia e pediatria diretamente na UBS mais próxima de suas casas ou pelo 0800 646 1590, e, “a partir dessa primeira avaliação médica, se houver necessidade, terão o devido encaminhamento para consultas especializadas e outros serviços. No caso dos homens, serão encaminhados para o novo Centro de Referência e para os exames mais detalhados que forem solicitados”.

O secretário Alessandro Magalhães aproveita para reforçar: “O homem que faz exames de rotina e exercícios físicos regularmente, que adota uma alimentação equilibrada e evita os cigarros e o álcool, vive melhor e evita doenças e sofrimentos. Quem cuida de si, conhece e protege o próprio corpo tem mais chances de não precisar de atendimentos de urgência nem de internações ou cirurgias que podem ser evitadas. É preciso abandonar preconceitos e a velha mania dos homens de adiarem a ida ao médico”.

Fonte: Camila Godoy




Secretaria Municipal de Saúde
Rua Antônio Barbosa Sandoval, n°16, quadra 4, lote 1, APM 3, Centro – Aparecida de Goiânia – GO.
Telefone Geral: (62) 3545-5883

Imprensa