Vigilância em Saúde


A Política Nacional de Vigilância em Saúde, instituída pela Resolução nº 588/2018, define a Vigilância em Saúde como “processo contínuo e sistemático de coleta, consolidação, análise de dados e disseminação de informações sobre eventos relacionados à saúde”.

Composta pelas vigilâncias Epidemiológica, Sanitária, Ambiental e do Trabalhador, o principal objetivo da vigilância em saúde é contribuir com o planejamento e a implementação de medidas efetivas e eficazes de saúde pública, subsidiando a tomada de decisões através de informações técnicas permanentes e atualizadas para todos os níveis de gestão e assistência em saúde, acerca das doenças e agravos e seus fatores determinantes e condicionantes, visando a proteção e promoção da saúde da população, prevenção e controle de riscos, agravos e doenças.

Entre as funções da Vigilância em Saúde estão: 

  1. Abranger ações voltadas à saúde pública, com intervenções individuais e/ou coletivas, prestadas por serviços de vigilância sanitária, epidemiológica, em saúde ambiental e em saúde do trabalhador, em todos os pontos de atenção.
  2. Construir práticas de gestão e de trabalho que assegurem a integralidade do cuidado, com a inserção das ações de vigilância em saúde em toda a Rede de Atenção à Saúde e em especial na Atenção Primária, como coordenadora do cuidado. 
  3. Integrar as práticas e processos de trabalho das vigilâncias epidemiológica, sanitária, em saúde ambiental e em saúde do trabalhador e da trabalhadora e dos laboratórios de saúde pública, preservando suas especificidades, compartilhando saberes e tecnologias, promovendo o trabalho multiprofissional e interdisciplinar.
  4. Promover a cooperação e o intercâmbio técnico científico.
  5. Atuar na gestão de risco por meio de estratégias para identificação, planejamento, intervenção, regulação, comunicação, monitoramento de riscos, doenças e agravos. 
  6. Detectar, monitorar e responder às emergências em saúde pública, observando o Regulamento Sanitário Internacional, e promover estratégias para implementação, manutenção e fortalecimento das capacidades básicas de vigilância em saúde.
  7. Produzir evidências a partir da análise da situação da saúde da população de forma a fortalecer a gestão e as práticas em saúde coletiva.
  8. Avaliar o impacto de novas tecnologias e serviços relacionados à saúde de forma a prevenir riscos e eventos adversos.

Atendimento: das 08 às 17h30

Endereço:  Rua Vitória Qd. 40 Lt. 04 – Jardim Belo Horizonte – Aparecida de Goiânia – Goiás CEP: 74.976-140

Telefone: (62) 3545-9411  

E-mail: vigilanciaemsaudeaparecida@gmail.com

Vigilância Epidemiológica
Vigilância Sanitária
Vigilância Ambiental
Vigilância em Saúde do Trabalhador
Imunização e Rede de Frios




Secretaria Municipal de Saúde
Rua Antônio Barbosa Sandoval, n°16, quadra 4, lote 1, APM 3, Centro – Aparecida de Goiânia – GO.
Telefone Geral: (62) 3545-5883

Imprensa