Novembro Azul


Com o objetivo de intensificar ações de prevenção e diagnóstico do câncer de próstata e de promover integralmente a saúde dos homens de Aparecida de Goiânia, durante todo este mês, as unidades de saúde do município realizarão diversas ações em alusão ao Novembro Azul. Além disso, nos dias 28 e 29 de novembro, das 9 às 16 horas, os funcionários do Polo Empresarial Goiás participarão de programação especial com diversos serviços da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

De acordo com o secretário Municipal de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães, eventos como o do Polo Empresarial Goiás visam alcançar um público que devido a carga horária de trabalho, geralmente, não participa de ações de promoção de saúde e nem costuma procurar as unidades de saúde em caráter de prevenção. “Serão oferecidos gratuitamente atendimentos com clínico geral e dentistas; avaliação nutricional; realização de testes rápidos para identificação de Infecções Sexualmente Transmissíveis;  vacinação; aferição de pressão arterial e glicemia; e combate ao tabagismo”, pontuou.

Câncer de próstata

No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer. Na fase inicial, a doença não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, como dor óssea, vontade de urinar com frequência, dores ao urinar e presença de sangue na urina ou no sêmen, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Por isso, é importante que os homens a partir dos 50 anos de idade procurem um urologista, para orientação e diagnóstico. Homens com fatores de risco, isto é, com histórico familiar de câncer de próstata, ou que sejam negros, ou obesos, devem procurar ajuda médica a partir dos 45 anos de idade.

Novembro Azul

O Novembro Azul é um movimento que prioriza ações de conscientização sobre o câncer de próstata. O período foi escolhido pois no dia 17 é comemorado o Dia Mundial de Combate à doença e no dia 19 o Dia Internacional do Homem. É neste mês que a SMS aproveita para conscientizar o público masculino quanto à necessidade do cuidado integral à saúde do homem, seja a consulta de rotina, a atualização vacinal ou qualquer outra especificidade que o público possua.




Secretaria Municipal de Saúde
Rua Antônio Barbosa Sandoval, n°16, quadra 4, lote 1, APM 3, Centro – Aparecida de Goiânia – GO.
Telefone Geral: (62) 3545-5883

Imprensa