Aparecida lança Centro de Referência em Saúde do Homem neste sábado


7 de novembro de 2019

Foto: Wigor Vieira

Texto: Polliana Martins

A Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) lança, neste sábado, 9, às 8h, como parte da programação do Novembro Azul, campanha mundial de conscientização sobre os cuidados integrais com a saúde masculina, o Centro de Referência em Saúde do Homem. A unidade é sediada no Centro de Diagnósticos e Especialidades, na avenida C, entre as ruas C-8, C-22 e avenida C-6, no Jardim Boa Esperança. No evento, das 8h às 15h, em parceria com o Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Goiás (UFG), serão realizadas 200 consultas médicas pré-agendadas e outros atendimentos voltados para o público masculino.

As consultas em cardiologia, psiquiatria, odontologia e urologia estão sendo agendadas previamente, porém o lançamento do novo Centro também ofertará aos homens, em demanda espontânea (sem necessidade de agendamento), atendimento odontológico, avaliação nutricional e orientações para controle do tabagismo. A SMS também fará atualização do cartão de vacina, testes rápidos para a identificação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e atividades culturais e integrativas. E mais: a consultoria do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Goiás (Sebrae/GO) estará no local orientando o público masculino sobre empreendedorismo e finanças e a equipe de assistência social da SMS ensinará como preencher currículos.

“Para nós, da SMS, o Novembro Azul vai além do alerta sobre o câncer de próstata. Nosso objetivo principal é o de estimular os homens a cuidarem da própria saúde tomando atitudes preventivas e de qualidade de vida. O homem que faz exames de rotina e exercícios físicos regularmente, que adota uma alimentação equilibrada e evita os cigarros e o álcool, vive melhor e evita doenças e sofrimentos. Quem cuida de si, conhece e protege o próprio corpo tem mais chances de não precisar de atendimentos de urgência nem de internações ou cirurgias que podem ser evitadas. É preciso abandonar preconceitos e a velha mania dos homens de adiarem a ida ao médico”, enfatiza o secretário de Saúde Alessandro Magalhães.        

Câncer de próstata

O câncer de próstata, em relação à incidência em homens brasileiros, está atrás apenas do câncer de pele não melanoma, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Trata-se de uma doença na qual as células cancerígenas se desenvolvem na próstata, glândula masculina do tamanho de uma noz, localizada ao redor da uretra e que gera um fluido que faz parte do sêmen. O câncer ocorre quando as células locais se dividem de maneira irregular e incontrolável, formando uma massa de tecido chamada neoplasia ou tumor.

A prevenção do câncer de próstata consiste na adoção de boas práticas, como manter uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos regularmente. Para diagnóstico precoce da doença, o Ministério da Saúde (MS) recomenda que a partir dos 50 anos de idade os homens passem por exames de toque retal e um específico de sangue. Esse acompanhamento deve começar ainda mais cedo com os pacientes negros e com aqueles que têm ou tiveram casos desse câncer em parentes próximos, como pai ou irmãos. Segundo a pasta, é importante ficar alerta com alguns sintomas: necessidade de urinar com frequência, especialmente à noite; dificuldade e/ou dor ao urinar; fluxo de urina fraco ou interrompido; dificuldade em ter ereção; ejaculação dolorosa; sangue na urina ou no sêmen; dor frequente ou rigidez na parte inferior das costas, quadris ou coxas.

Fonte: Camila Godoy




Secretaria Municipal de Saúde
Rua Antônio Barbosa Sandoval, n°16, quadra 4, lote 1, APM 3, Centro – Aparecida de Goiânia – GO.
Telefone Geral: (62) 3545-5883

Imprensa