VIVA Aparecida


A violência e o acidente de trânsito (AT) são reconhecidos como um grave problema de Saúde Pública, e envolvem questões que vão muito além do cunho político, cultural, policial e jurídica, não sendo um problema exclusivo de qualquer área, especialmente, a da saúde. 

No entanto, estes agravos afetam as pessoas de forma avassaladora, já que muitas vítimas adoecem a partir de situações de violência desenvolvendo doenças mentais, cardiovasculares, câncer e HIV/Aids, decorrente da adoção de hábitos prejudiciais à saúde no intuito de lidar com o dano psicológico causado pela violência. Toda essa cascata de causas e consequências desagua inevitavelmente sobre a sociedade, com impactos sobre a saúde, economia, justiça e serviços sociais.

Já o AT é responsável por grande parte dos gastos em saúde em todo o mundo, produzindo, relevante impacto tanto para a saúde pública quanto para a economia, pois exigem tratamento, exames, leitos, insumos, profissionais e equipamentos. Além de afastamentos das atividades laborais, menor produtividade e consequentemente custos à previdência social.

Estruturado no município de Aparecida de Goiânia desde 2012, imerso na Vigilância em Saúde, especificamente na Vigilância Epidemiológica, o Programa de Vigilância de Violências e Acidentes (VIVA) opera na abordagem de prevenção da violência e de AT em todas as suas etapas. Atua em conjunto com diversos setores governamentais, não-governamentais e sociais, tais como o Ministério Público, a segurança pública, a Assistência Social, os Conselhos Municipais, Conselho Tutelar e outros. 

 O VIVA monitora e analisa os índices de AT no município, de modo a discutir e propor ações viáveis e eficazes para redução de acidentes e óbitos, bem como melhorar condições de tráfego, qualidade de vida com vistas na promoção da cultura da paz. Dissemina conhecimento e informações acerca das violências, causas, fatores determinantes e consequências, com intuito de evitar o fenômeno e auxiliar no desenvolvimento e implementação de políticas, programas e estratégias que possam contribuir para a prevenção destes fenômenos.  

Sendo assim, além do trabalho de investigação epidemiológica e monitoramento dos dados, o programa busca em seu cotidiano orientar os profissionais para intervenção interdisciplinar, multiprofissional e intersetorial, visando a promoção da saúde e prevenção da violência e de acidentes.

OBJETIVOS DO VIVA APARECIDA

  1. Difundir para sociedade o conhecimento a respeito dos aspectos que envolvem os agravos de violência e AT, como sua magnitude, o alcance, suas características e consequências; 
  2. Investigar os motivos destes agravos com suporte em pesquisas que revelem as causas e os fatores determinantes, bem como formas de intervenções; 
  3. Explorar formas de evitar esses fenômenos, utilizando as informações coletadas, elaborando, implementando, monitorando e avaliando as intervenções; 
  4. Implementar políticas, programas e ações que possam contribuir para a prevenção destes fenômenos;
  5. Produzir evidências sobre a situação de saúde e suas inclinações;
  6. Desenvolver gestão baseada em evidências e planejamento;
  7. Monitorar objetivos e metas estabelecidas para promoção da saúde;
  8. Fortalecer a capacidade analítica das equipes e o desenvolvimento de sistemas de informação intercomunicados; e
  9. Subsidiar o planejamento de ações e políticas públicas de saúde.

Programa de Vigilância das Violências e Acidentes de Aparecida de Goiânia

Atendimento: 08h as 17:30h

Telefone: (62) 3545-6706

Endereço: Rua Vitória Qd. 40 Lt. 04 – Jardim Belo Horizonte – Aparecida de Goiânia – Goiás CEP: 74.976-140

Endereço eletrônico: violência.apgyn@gmail.com

CLIQUE E CONHEÇA A REDE DE ATENÇÃO ÀS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA

CLIQUE PARA VER OS CANAIS DISPONÍVEIS PARA DENÚNCIA

ARQUIVOS PARA DOWNLOAD:




Secretaria Municipal de Saúde
Rua Antônio Barbosa Sandoval, n°16, quadra 4, lote 1, APM 3, Centro – Aparecida de Goiânia – GO.
Telefone Geral: (62) 3545-5883

Imprensa