Aparecida recebe certificado de campeã da etapa goiana do Prêmio Nacional de Saúde Bucal do Conselho Federal de Odontologia

11 de outubro de 2019

Foto: Polliana Martins/SMS

Texto: Polliana Martins

“Trabalhamos muito para aprimorar nossos serviços prestados à população. O Sistema Único de Saúde (SUS) é o plano de assistência da sociedade, os tratamentos odontológicos impactam muito no orçamento das pessoas e não podemos deixar de cuidar de quem precisa de nós”. A afirmação é do secretário de Saúde de Aparecida de Goiânia, Alessandro Magalhães, ao receber o certificado de primeiro lugar na etapa estadual do Prêmio Nacional Conselho Federal de Odontologia (CFO) de Saúde Bucal 2019 na categoria de municípios que têm população acima de 500 mil habitantes. A conquista é fruto da efetivação de políticas públicas para o setor em 2018 e a certificação foi entregue, na tarde desta quinta-feira, 10, no gabinete da Secretaria de Saúde (SMS), pelo presidente do Conselho Regional de Odontologia de Goiás (CROGO), Renerson Gomes dos Santos. Agora, a cidade representará o Estado de Goiás na fase nacional na disputa, que dará aos municípios vencedores de cada categoria uma cadeira odontológica totalmente equipada.

A entrega reuniu, também, a coordenadora de Saúde Bucal da SMS e a presidenta da equipe de Saúde Bucal do CRO, respectivamente, Gabriella Silva Souto e Isadora Morais Parreira Rodrigues, além de gestores e assessores das duas instituições. A comissão julgadora do Prêmio avaliou ações nas áreas de financiamento, política municipal, promoção, educação e vigilância de Saúde Bucal, bem como controle social, assistência odontológica básica e especializada, quadro de pessoal e remuneração na Atenção Básica. Coube à Secretaria apresentar os dados e comprovar a realização das iniciativas.

Eficiência, humanização e rigor técnico

Alessandro Magalhães agradeceu o prêmio, ressaltou que ele só foi possível graças ao empenho da coordenadora e dos profissionais da Saúde Bucal e destacou a importância de se estabelecer parcerias com órgãos como o CRO para o aprimoramento dos trabalhos desenvolvidos. “Essa premiação é uma honra e um estímulo para nós. É um reconhecimento que não nos deixa com a sensação de dever cumprido porque ainda temos muito a avançar no SUS em todo o País, mas que aumenta a nossa responsabilidade de servir a população com eficiência, humanização e rigor técnico”, afirmou, categoricamente, o secretário.

Suporte do governo federal

Na opinião do presidente do CRO, “gostaríamos que o setor recebesse mais recursos e suporte do Ministério da Saúde (MS). A odontologia é cara, exige muitos investimentos, porém, o mais importante é que as pessoas não fiquem desassistidas. Aparecida tem feito grandes e bem sucedidos esforços e acredito que esse prêmio contribuirá, também, para facilitar processos e solicitações junto ao MS”. Renerson ainda lembrou que nesta sexta, 11, 130 odontólogos (10 deles de Aparecida, incluindo a coordenadora Gabriella) serão homenageados na Assembléia Legislativa do Estado de Goiás (ALEGO) pelos serviços prestados à população e pelo engrandecimento da profissão.

Ele também informou que um projeto de autoria dele no CFO, similar ao Mais Médicos para o Brasil, só que voltado para odontólogos, deverá ser lançado nacionalmente em março do ano que vem abrangendo desde a atenção básica até a alta complexidade. A iniciativa foi elogiada pelo secretário e pela coordenadora Gabriella Silva Souto, que aproveitou a ocasião para frisar que, em Aparecida, a categoria tem se dedicado muito à Saúde Publica e feito a diferença na rede municipal.

Saiba como ser atendido em Aparecida

Em Aparecida, a Saúde Municipal oferece atendimento odontológico de urgência e emergência em três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs): Brasicon, Buriti e Flamboyant, e no Cais Colina Azul, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e no Cais Nova Era das 7h às 20h. Os atendimentos ocorrem por ordem de chegada e são oferecidos procedimentos para alívio de dor, extrações e de tratamento de traumas, dentre outros. Já na rede ambulatorial (consultas agendadas), a atenção odontológica é oferecida em dez Unidades Básicas de Saúde (UBSs): Caraíbas, Colina Azul, Alto Paraíso, Bandeirantes, Retiro do Bosque, Parque Trindade, Nova Olinda, Jardim Florença, Vila São Pedro e Madre Germana e também nos Cais Nova Era e Colina Azul. Quem recebe atendimento ambulatorial faz o agendamento das consultas no próprio local e tem acesso a procedimentos e serviços como prevenção e tratamentos, restaurações, limpeza, raspagem e aplicação de flúor. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (62) 3545-6070.