Aparecida recebe nova unidade de Saúde no Setor Colina Azul

22 de agosto de 2019

Foto: Claudivino Antunes

Dando continuidade ao crescente aprimoramento da saúde no município, a Prefeitura de Aparecida entrega nesta sexta-feira, 23, às 18h, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Gilberto Gomes dos Santos, localizada na Rua das Gaivotas esquina com a Rua Albatroz, no Setor Colina Azul. O prefeito Gustavo Mendanha e o secretário de Saúde Alessandro Magalhães vão inaugurar a unidade que funcionará em horário estendido das 7 às 19h, de segunda à sexta-feira, com capacidade para mais de 1.400 consultas mensais em clínica geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia para toda a região, além de ações para promoção da saúde.

Com a inauguração, Aparecida passa a contar com 40 UBS’s. Esta do Colina Azul segue critérios do Ministério da Saúde (MS) e oferece consultas médicas, vacinação, odontologia, programas de promoção à Saúde, pré-natal, atendimentos de enfermagem e relacionados à Saúde da Mulher, hipertensão, diabetes, hanseníase e tuberculose. O Superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, informa que a unidade ainda contribuirá para reduzir a lotação no Cais Colina Azul pois atenderá a todas as consultas ambulatoriais (agendadas) e outros procedimentos do Cais, que passa a atender exclusivamente a urgências e emergências.

Recursos e estrutura física

A obra teve custo total de R$ 973.799,90, sendo R$ 809.000,00 de recursos federais através de emendas parlamentares da ex-senadora Lúcia Vânia (R$ 150.000,00) e do ex-deputado federal Sandro Mabel (R$ 659.000,00) com contrapartida de R$ 164.799,90 do município.

Em seus 747,63 m², a nova UBS conta com recepção e espera, sala de pequenos procedimentos, banheiro acessível, espaço para acolhimento multiprofissional, farmácia, administração, salas de curativo e imunização, inalação, coleta e seis consultórios com banheiro, bem como espaços para odontologia, compressor e escovação. Há também salas para atividades coletivas, de aplicação de medicamentos, instalações sanitárias públicas para homens e mulheres, além de espaços de circulação, hall, embarque e desembarque de ambulâncias, copa e banheiros para os funcionários, arquivo, almoxarifado, setor de esterilização e preparo, copa e espaços para utilidades, depósito para materiais de limpeza e setor de separação de roupas limpas e sujas.

Novas UBS’s: mais Saúde

“O fortalecimento e a ampliação da rede de atenção à Saúde em Aparecida é uma prioridade. Em sua gestão, apenas para citar as UBS’s, o prefeito Gustavo Mendanha entregou, de 2017 até agora, as unidades Chácara São Pedro, Rosa dos Ventos, Garavelo Park, Setores Santo André e Cruzeiro Sul, Bairro Ilda e Colina Azul”, destacou o superintendente Gustavo Assunção.

Homenagem

Gilberto Gomes dos Santos, que nomeia a nova UBS, faleceu há dois anos e foi um empresário de destaque. Natural de Posse, no interior goiano, ele começou com uma pequena “vendinha” em Aparecida até tornar-se proprietário de um tradicional supermercado no Colina Azul. Respeitado pela comunidade por sua dedicação ao município, foi agraciado com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira pela Assembléia Legislativa de Goiás (ALEGO) em 2008 e recebeu título de Cidadão Aparecidense da Câmara Municipal em 2012.

Unidade de referência

O prefeito Gustavo Mendanha acrescenta que a nova UBS traz mais comodidade e proteção aos moradores e será uma referência para toda aquela região: “A unidade é diferenciada, ainda receberá mais inovações e não beneficia apenas este bairro tradicional de Aparecida que completou 32 anos neste mês e que, sozinho, tem cerca de 10 mil habitantes. Nossos profissionais atenderão a pessoas de diversos setores vizinhos. Nosso objetivo é atender mais e sempre melhor, não abrimos mão disso.”

Fonte: Willian Mendes