Gestores da SMS discutem custos e eficiência das unidades de Saúde de Aparecida

4 de outubro de 2019

Foto:

A Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) está promovendo o Projeto Gestão de Custos. A proposta, pioneira no Brasil, tem como objetivo monitorar os gastos das unidades de saúde do município e a eficiência dos serviços realizados, bem como fornecer informações e suporte para planejamento de estratégias de aprimoramento. Nesta quinta-feira, 3, representantes da Planisa, empresa contratada para a execução do projeto, apresentaram os resultados de oito meses de trabalho para diversos gestores da pasta. O encontro ocorreu no paço municipal e provocou debates e análises entre os servidores.

“Desde o início de março, a Secretaria está trabalhando no levantamento de informações confiáveis e na construção do diagnóstico de todos os custos da Saúde Pública Municipal. Não é fácil quantificar os serviços realizados, analisar os desvios e comparar os resultados, mas a Prefeitura está empenhada em promover essa cultura na gestão. Precisamos parar de apenas executar e passar a planejar e avaliar nossas ações. Nesse sentido, contamos com a colaboração e o envolvimento de todos”, afirmou o secretário de Saúde Alessandro Magalhães, durante o compartilhamento dos resultados pela Planisa.

O diretor técnico da empresa responsável pela execução do projeto, Marcelo Carnielo, também reforçou a afirmação do secretário: “Hoje estamos trazendo um cenário que vai muito além de dados. O que buscamos é promover em vocês a reflexão sobre como estamos e o quanto ainda precisamos evoluir, para que assim possamos avançar com o projeto”.

Para o gerente técnico da Planisa, Thiago Camargo, a participação e o envolvimento dos gestores são fundamentais para o aprimoramento e validação dos dados. “Nós prestamos serviços em diferentes lugares do Brasil e podemos afirmar que praticamente nenhuma secretaria tem esses dados organizados como nós conseguimos evoluir aqui em Aparecida. Esse é um projeto único que só será possível prosseguir com o auxílio de vocês”.

O consultor líder da empresa, Túlio Ferreira, que esteve em campo na cidade durante os oito meses de levantamento das informações, relatou os desafios do projeto: “Ainda existem dados de difícil acesso e que apresentam inconsistências, mas já avançamos muito e estamos em um processo de mudança da cultura organizacional”. Segundo o consultor, os trabalhos seguirão pelos próximos meses, com mais participação e envolvimento dos gestores.