Gustavo Mendanha assina ordem de serviço para reforma de 12 unidades de saúde


11 de outubro de 2019

Foto: Ênio Medeiros

Texto: Frederico Noleto

A agenda de melhorias na área da Saúde não para e tem tornado o município uma verdadeira referência na qualidade do atendimento. Para incrementar o conjunto de medidas que estão elevando todos os índices de satisfação da população, o prefeito Gustavo Mendanha assinou nesta sexta-feira (11) as ordens de serviço para a reforma de 12  unidades de saúde do município. Ao todo, serão 120 dias de obras que custarão cerca de R$ 1,5 milhão, oriundos de parceria com o Ministério da Saúde. “As pessoas querem ser bem atendidas e o bom atendimento começa no momento em que chegam na unidade de saúde. Essas reformas trarão mais conforto não só para a população mas também aos trabalhadores que nelas atuam” – pontua o prefeito Gustavo Mendanha.

“Nós estamos obstinados a melhorar cada vez mais o atendimento prestado em nossas unidades, com investimentos importantes e parcerias estratégicas. Essas obras irão proporcionar uma melhora significativa na estrutura física e no acesso às unidades e isso repercutirá no atendimento como um todo.  A idéia é que os profissionais trabalhem mais felizes e que naturalmente o usuário seja melhor acolhido. Por enquanto faremos a reforma dessas 12 unidades, duas delas também serão ampliadas. Na próxima leva reformaremos outras 20 UBSs, além da UPA Buriti Sereno e do Cais Nova Era. Mas o investimento realizado na capacitação e valorização dos nossos profissionais, como a parceria com o Hospital Sírio-Libanês, é responsável pela melhoria dos índices de satisfação da população e isso não tem preço” – explica o secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães.

O ato de assinatura das ordens de serviço aconteceu na sede da Cidade Administrativa. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) beneficiadas são dos setores: Alto Paraíso, Vila Delfiori, Jardim Florença, Retiro do Bosque, Andrade Reis, Jardim Riviera, Independência Mansões, Porto das Pedras, Pontal Sul, Buriti Sereno e Nova Olinda. Essa última também será ampliada, juntamente com o Centro de Saúde Papilon Park. “Para os servidores será muito importante receber essa obra porque nossa unidade foi uma das primeiras UBS do município a ser inaugurada e já estava precisando mesmo de uma reforma em sua estrutura. Os profissionais se sentem valorizados e acabam atendendo melhor quando trabalham em um prédio novo. Com certeza a população também agradece” – lembra Ambrosina Alves Costa Lima, gestora da UBS Alto Paraíso.

Investimentos
As unidades que receberão as obras serão reformadas com recursos federais, destinados ao município para custeio da Atenção Primária. As reformas abrangem adequações estruturais, revitalização das fachadas, colocação de painéis fotovoltaicos para promoção de sustentabilidade e redução dos gastos com energia elétrica, entre outros benefícios. A previsão é de que as obras sejam concluídas em 120 dias. “Toda essa melhoria implica também em uma grande responsabilidade, porque quanto mais se investe em saúde mais pessoas irão buscar atendimento em nossa cidade”, afirmou o secretário Alessandro Magalhães. Ele lembra também que as obras não interferirão no funcionamento das unidades, que seguem atendendo normalmente a população: “Melhorar a estrutura é oferecer mais conforto e dar mais comodidade à população e também mais acessibilidade. Tudo será feito com agilidade para que o atendimento não seja prejudicado, inclusive nenhuma das unidades irá paralisar o serviço. Nós estamos sempre cobrando as empresas para ter celeridade”.

Alessandro Magalhães assina ordem de serviço para início da reforma de 12 unidades de saúde junto com o prefeito Gustavo Mendanha

Prioridade
“De fato nós temos priorizado a Saúde como uma das coisas mais importantes da nossa gestão. Nos últimos meses nós inauguramos UBSs e uma UPA. O Centro de Especialidades ainda não foi inaugurado oficialmente mas já está em funcionamento. O Hospital Municipal de Aparecida (HMAP) possivelmente é um dos hospitais públicos mais modernos do país e seguramente está entre os maiores. Ele já tem salvando centenas de vidas e estou muito feliz e orgulhoso por isso, pelo trabalho que todos nós estamos realizando. Investir em equipamento é importante, em infraestrutura também, mas o mais importante é investir nos trabalhadores que dão suas vidas pela causa da Saúde de nossa cidade” – completa o prefeito.

Ele lembrou em seu discurso que um bom atendimento em saúde começa na ponta: “O bom atendimento começa no momento que a pessoa chega na unidade. Não adianta termos médicos extraordinários ou especialistas se a pessoa não é bem recebida já na entrada da unidade. Por isso é que nesta missão, de melhorar cada vez mais o atendimento da Saúde, todos são muito importantes. Desde a limpeza à recepção, tudo é primordial. O atendimento médico é importante, mas cada célula dentro da saúde também é. Temos ouvido a população e as pesquisas mostram que todos vocês têm feito um ótimo trabalho. Mas não há nada que seja tão bom que não possa ser melhorado e é por isso que, neste momento, nós estamos assinando essa ordem de serviço para reforma das UBSs”.

Sírio-Libanês
“O atendimento melhorou muito após as parcerias com o Hospital Sírio-Libanês e essa melhora já está sendo notada pela população. Reduzimos o tempo das pessoas nas filas, na hora de pegar o medicamento e também o fluxo interno das unidades. Estamos investindo bastante em capacitação. Na semana passada a equipe do Sírio-Libanês esteve aqui novamente compartilhando conhecimentos com nossa equipe de gestores, que já estão repassando o aprendizado a todos os demais trabalhadores” – destaca o prefeito.

Fonte: Camila Godoy




Secretaria Municipal de Saúde
Rua Antônio Barbosa Sandoval, n°16, quadra 4, lote 1, APM 3, Centro – Aparecida de Goiânia – GO.
Telefone Geral: (62) 3545-5883

Imprensa