Mutirão Contra a Dengue recolherá pneus em toda a cidade antes do período das chuvas

29 de outubro de 2019

Foto: Arquivo

Após as ações pontuais de controle dos focos do mosquito da dengue nos bairros, a Prefeitura de Aparecida realizará nos próximos três dias, em toda a cidade, uma versão estendida do Mutirão de Ação Municipal Contra o Aedes Aegypti. Para isso, os agentes de endemia da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atuarão de forma coordenada a fim de recolher pneus em borracheiras, passeios e vias públicas e também em lotes baldios antes da chegada do período das chuvas no município. A ação, que tem início nesta quarta-feira (30) e segue até o fim da semana, contará com cerca de 30 homens que atuarão em todas as regiões.

“Iniciaremos na região central e depois percorreremos todos os bairros da cidade. Nos últimos meses foram visitadas dezenas de milhares de imóveis e estabelecimentos comerciais. Agora chegamos nas etapas final da ação preventiva antes do período das chuvas. Faremos essa varredura para certificar que realmente não deixamos nada para trás. Mas a ação individual, de cada um, continua sendo importantíssima. Por isso, retire ao menos 15 minutos para esta tarefa rápida de vistoriar o quintal. Cheque calhas e se assegure de que o lixo esteja realmente acomodado de forma adequada. Esse trabalho pode ajudar a salvar vidas” – pontua o coordenador da Vigilância Ambiental, Iron Pereira.

Ele explica que apesar de todas as ações tomadas ainda existe uma alta incidência de casos por conta do descontrole vetorial e que a campanha seguirá orientando os moradores como combater a proliferação do mosquito. “O Aedes Aegypti põe seus ovos em recipientes como latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d’água descobertas, vasos de plantas ou qualquer outro objeto que possa armazenar água da chuva. Caixas d’ água também devem estar sempre tampadas. O melhor remédio para combater o mosquito é a prevenção. Fiscalizar o quintal e eliminar materiais que possam acumular água e servir de hospedeiro para as larvas tem que se tornar rotina”.

Serviço:
Assunto: Mutirão Contra a Dengue em toda a cidade de Aparecida
Data: quarta-feira (30/10)
Local: Avenida Benedido Silvestre de Toledo, número 63, Bairro Independência).