Profissionais da UBS Buriti Sereno vacinam crianças contra o sarampo em CMEI


28 de novembro de 2019

Foto: Arquivo/UBS Buriti Sereno

Texto: Polliana Martins


Para ampliar a proteção às crianças e interromper a circulação do vírus do sarampo, doença extremamente contagiosa, no último dia 22, profissionais da equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Buriti Sereno imunizaram contra a doença cerca de trinte crianças de seis meses até menores de 5 anos de idade que não estavam com os cartões de vacinação atualizados. A ação foi realizada no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do bairro, localizado na rua Paulo Setúbal. 

“Essa faixa etária é um dos grupos prioritários determinados pelo Ministério da Saúde (MS) devido à alta incidência do sarampo nesse período da vida das crianças. Em Aparecida estamos em alerta para que o município continue sem ocorrências da doença e ressalto que a vacina é a única forma de prevenir o sarampo. Nesse caso, trata-se de uma ação pontual e planejada. Quando nosso pessoal vai até um CMEI, as atividades já foram previamente agendadas com a direção do Centro, os pais e responsáveis foram avisados e foram solicitadas as cadernetas de vacinação da meninada para análise do que será necessário”, explica o secretário de Saúde Alessandro Magalhães. 

Segundo a diretora da UBS, Grace Charles Chelala, o trabalho foi uma iniciativa do Programa de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e foram destacadas as enfermeiras Thuane Bandeira e Marilya Rodrigues e a técnica de enfermagem Aparecida Rocha para vacinarem os pequeninos. “Essa estratégia de vacinar nos CMEIS é mais uma tentativa de ampliar a imunização no município e também uma oportunidade para nossos profissionais esclarecem as famílias da importância da vacinação”, frisa Grace.

Desde o ultimo 18 de novembro, a SMS está mobilizada na segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Desta vez, o público-alvo é, preferencialmente, os jovens de 20 a 29 anos de idade e a expectativa é que até o fim deste mês cerca de 93 mil pessoas sejam imunizadas nos postos de vacinação fixos da cidade. O Dia “D” da Campanha será neste sábado, 30 de novembro, quando mais de 25 UBSs funcionarão, além de um posto que será montado na Praça da Família, em frente ao Aparecida Shopping.

Fonte: Camila Godoy




Secretaria Municipal de Saúde
Rua Antônio Barbosa Sandoval, n°16, quadra 4, lote 1, APM 3, Centro – Aparecida de Goiânia – GO.
Telefone Geral: (62) 3545-5883

Imprensa