Saúde de Aparecida vence etapa goiana do Prêmio Nacional de Saúde Bucal do Conselho Federal de Odontologia

9 de outubro de 2019

Foto: Ênio Medeiros

Aparecida de Goiânia ganhou o primeiro lugar na etapa estadual do Prêmio Nacional Conselho Federal de Odontologia (CFO) de Saúde Bucal 2019 na categoria de municípios que têm população acima de 500 mil habitantes. A conquista foi divulgada no último dia 10 e é fruto da efetivação de políticas públicas para o setor em 2018. A premiação será entregue nesta quinta-feira, 10 de outubro, às 13h, no gabinete do secretário de Saúde Alessandro Magalhães, na rua Antônio Barbosa Sandoval (Centro). Agora, a cidade representará o Estado de Goiás na fase nacional.

A comissão julgadora do Prêmio avaliou ações nas áreas de financiamento, política municipal, promoção, educação e vigilância de Saúde Bucal, bem como controle social, assistência odontológica básica e especializada, quadro de pessoal e remuneração na Atenção Básica. Coube à Secretaria de Saúde (SMS) de Aparecida apresentar os dados e comprovar a realização das iniciativas.

“Geralmente, quando pensamos em saúde, bem-estar e qualidade de vida, vem à nossa mente visitas aos médicos, exames de rotina, alimentação balanceada e atividade física, dentre outros. Mas raramente nos lembramos da higiene bucal nesses momentos. A maioria das pessoas não associa a saúde bucal à qualidade de vida e acaba por negligenciá-la, talvez por considerá-la uma mera questão estética. Só que ela é essencial e há problemas que acarretam diminuição do paladar, desconforto e dor e há até mesmo doenças sistêmicas, como a diabetes, que em alguns casos podem ser evitadas com uma boa higiene bucal. A falta de alguns dentes ou até mesmo de um só pode trazer problemas na digestão, dores de cabeça, alteração do humor e outros problemas A saúde da boca está totalmente ligada à qualidade de vida das pessoas”, ressalta a coordenadora de Saúde Bucal Gabriella Silva Souto.

Conscientização da comunidade

Satisfeita com a premiação, Gabriella afirma que a honraria “veio em boa hora para Aparecida, pois mostra o investimento que estamos fazendo na saúde bucal do município. Essa valorização é fundamental tanto para sensibilizar a população de que é importante cuidar da saúde bucal quanto para os nossos gestores, que confirmam o entendimento de que esses investimentos são válidos e indispensáveis para a saúde geral da comunidade”.

Segundo informações do Conselho Regional de Odontologia de Goiás (CROGO), o presidente da instituição, Renerson Gomes dos Santos, afirma que a premiação é de suma importância para manter as políticas públicas de qualificação da Atenção Básica e assegurar a integralidade nas ações de Saúde Bucal. Até o fim do ano, os municípios goianos vencedores de todas as categorias da etapa estadual serão homenageados em cerimônia no auditório da sede do CROGO.

Reconhecimento nacional

Realizado há 14 anos, o Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal (Antigo Brasil Sorridente) é promovido pelo Conselho Federal de Odontologia com o apoio dos Conselhos Regionais como forma de estimular melhores práticas de saúde bucal e contribuir para o acesso ao atendimento odontológico para quem mais precisa. A premiação valoriza municípios brasileiros que se destacam na implantação e efetivação das políticas públicas do setor.

Saiba onde buscar atendimento

Em Aparecida, a Saúde Municipal oferece atendimento odontológico de urgência e emergência em três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs): Brasicon, Buriti e Flamboyant, e no Cais Colina Azul, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e no Cais Nova Era das 7h às 20h. Os atendimentos ocorrem por ordem de chegada e são oferecidos procedimentos para alívio de dor, extrações e de tratamento de traumas, dentre outros. Já na rede ambulatorial (consultas agendadas), a atenção odontológica é oferecida em dez Unidades Básicas de Saúde (UBSs): Caraíbas, Colina Azul, Alto Paraíso, Bandeirantes, Retiro do Bosque, Parque Trindade, Nova Olinda, Jardim Florença, Vila São Pedro e Madre Germana e também nos Cais Nova Era e Colina Azul. Quem recebe atendimento ambulatorial faz o agendamento das consultas no próprio local e tem acesso a procedimentos e serviços como prevenção e tratamentos, restaurações, limpeza, raspagem e aplicação de flúor. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (62) 3545-6070.