UBS Caraíbas promove ação do Setembro Amarelo para estudantes de escola pública


19 de setembro de 2019

Foto: Arquivo

     
Texto: Polliana Martins

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Aparecida de Goiânia estão mobilizadas em apoio ao Setembro Amarelo, mês de alerta ao suicídio no Brasil. Por toda a cidade, atividades são desenvolvidas para acolher e orientar a população quanto ao  problema, que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), faz uma vítima a cada 40 segundos no planeta e em 90% dos casos pode ser prevenido. Para proteger os mais jovens, a equipe da UBS Caraibas e da Saúde Mental realizam, na próxima quinta-feira, 26, às 14h, na Escola Estadual Professora Alzira Alves de Queiroz, (Rua 105, Jardim Tropical) ações para orientar estudantes e professores. 

     “De acordo com a OMS, o suicídio é a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, o que é preocupante. Nossos profissionais estão empenhados em estimular o diálogo e o acolhimento. Nas escolas, podemos contribuir sensibilizando alunos e professores para melhorar o ambiente e evitar transtornos emocionais, casos de bullying e a depressão, que são alguns dos causadores de pensamentos suicidas”, afirma o secretário de Saúde Alessandro Magalhães. 

     Proteção à comunidade 

      A gerente da UBS Caraibas, Magda Bueno, destaca que a iniciativa surgiu após diagnóstico da comunidade local feito pelas médicas da unidade Renata Martins e Celma Kanashiro a partir da vivência diária nos consultórios: “Constatamos  que era preciso abordar o tema junto às crianças, adolescentes e jovens da região. Para tanto, as enfermeiras Eliane Guimarães, Priscilla Montalvão e Queren de Pádua, juntamente com todos os agentes comunitários de Saúde (ACSs) da UBS e o musicoterapeuta José Gomes ministrarão as palestras e farão atividades lúdicas e rodas de conversas com estudantes e professores.”

     Segundo Magda, outra ação que será feita nos próximos 15 dias será o matriciamento, “uma ferramenta da Política de Saúde Mental para aprimorar nosso trabalho. Os profissionais da UBS receberão noções teóricas e práticas da equipe da Saúde Mental para atender melhor à população em questões como a prevenção ao suicídio”. A gestora acrescenta que a atividade da próxima semana tem o total apoio da equipe e da diretora da Escola Estadual Professora Alzira, Maria de Fátima Silva David Gonçalves.

     Mobilização por uma vida melhor 

     Desde o início do mês, dentre outras ações, diversas unidades da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) têm realizado atividades de apoio ao Setembro Amarelo, como o Cais Nova Era e as UBSs Veiga Jardim, São Pedro, Florença, Pontal Sul I, Garavelo Park e Bandeirantes e o Centro de Saúde Papilon Park. 

      Onde e como conseguir ajuda

      Em Aparecida, quem precisa de qualquer ajuda psicológica, desconfia que possa estar com depressão ou tenha pensamentos suicidas, deve ir até a UBS mais próxima de sua casa e marcar uma consulta com clínico geral, que fará o devido encaminhamento para cada caso, seja para um psicólogo ou psiquiatra. Outra alternativa é ir até o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Bem-Me-Quer, localizado no Setor Araguaia, que conta com uma equipe multiprofissional. Em caso de urgência, a pessoa com transtorno deve ser levada à Unidade de Pronto Atendimento Geraldo Magela (UPA Flamboyant) que oferece atendimento psiquiátrico 24 horas por dia. 

      Além disso, a rede municipal também possui um Núcleo de Cuidados em Saúde Mental responsável pelo acolhimento de casos de transtornos do humor, ansiedade e psicoses. Para a população que mora nas ruas, existe também uma alternativa itinerante: a equipe do programa Consultório Na Rua (Telefone para contato: 3545-5969), especificamente treinada para abordar esse público com profissionais que desenvolvem ações de atenção integral à saúde. Quem preferir pode ligar, anônima e gratuitamente, em momentos de solidão e desespero, para o número 188 do Centro de Valorização à Vida (CVV).  

      Sinais de alerta 

      Fique atento a alguns sinais e males que podem culminar em comportamento suicida. Em todos os casos, a avaliação profissional é indispensável: 

     – Depressão, 

     – Tristeza profunda e pessimismo,

      – Irritabilidade, ansiedade, angústia,

      – Desânimo, cansaço fácil e diminuição ou incapacidade de sentir alegria, 

      – Aumento de sentimentos de medo e baixa autoestima, 

      – Dificuldade de concentração, perda ou alta do apetite e do peso, raciocínio mais lento e episódios frequentes de esquecimento.

Fonte: Camila Godoy




Secretaria Municipal de Saúde
Rua Antônio Barbosa Sandoval, n°16, quadra 4, lote 1, APM 3, Centro – Aparecida de Goiânia – GO.
Telefone Geral: (62) 3545-5883

Imprensa