UBS Jardim dos Buritis promove conscientização sobre a saúde masculina

6 de novembro de 2019

Foto: Arquivo/UBS Jardim dos Buritis

Está aberta a temporada de eventos, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Aparecida de Goiânia, do Novembro Azul, campanha mundial de conscientização sobre os cuidados integrais com a saúde do homem. Ao longo de todo o mês, atividades para a população masculina preparadas pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vão mobilizar servidores e a comunidade para alertar os homens sobre a importância dos cuidados em saúde mental, infecções sexualmente transmissíveis, doenças crônicas (diabetes e hipertensão) e câncer de próstata. Na última segunda-feira, 4, as ações movimentaram a UBS do Jardim dos Buritis, localizada na quadra 38 da Avenida Flamboyant.

A gestora da unidade, Jorgina Maria das Dores, relata que o evento foi realizado em parceria entre os servidores da UBS e os acadêmicos de medicina da Universidade de Rio Verde (UniRV). Após um café-da-manhã saudável, os estudantes ministraram palestras sobre o câncer de próstata e lembraram temas do Outubro Rosa (conscientização sobre o câncer de mama). A médica Elizete de Gusmão Viana e a enfermeira Renata Souza Cruz também deram orientações e tiraram dúvidas dos usuários.

União por uma comunidade mais saudável

Organizados pelo professor Carlos Magno Neves, os acadêmicos ajudaram na aferição de pressão arterial e nos testes glicêmicos e ainda doaram seis cestas básicas que foram sorteadas para os participantes, dentre outros brindes cedidos pela UBS. “Foi uma manhã festiva e de união. Nosso objetivo de chamar a atenção para os cuidados essenciais para a saúde de homens e mulheres e para a importância da adoção de hábitos saudáveis, dentre eles o de evitar o álcool e o tabaco, foram atingidos. Agradeço ao nosso pessoal da SMS que se dedica muito à população aparecidense, à UniRV e aos nossos usuários que sempre atendem os chamados e participam dos nossos eventos de promoção à saúde”, destaca Jorgina.

Centro de Referência em Saúde do Homem

Além das atividades do Novembro Azul nas unidades da rede, a SMS realizará, em parceria com o Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Goiás (UFG), nos próximos dias 9 e 23, eventos e mobilizações. No sábado, 9, será o lançamento do Centro de Referência em Saúde do Homem, localizado no Centro de Especialidades, no Jardim Boa Esperança. No local será realizado um mutirão de consultas em clínica geral, cardiologia, psiquiatria, odontologia e urologia agendadas previamente e atendimentos de livre demanda (Espontânea, sem agendamento) nas áreas odontológica, nutricional e de controle do tabagismo, bem como atualização do cartão de vacina, testes rápidos para a identificação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), atividades culturais e integrativas, consultoria do SEBRAE em empreendedorismo e finanças e preenchimento de currículos com o apoio dos assistentes sociais da SMS.

Já no dia 23, sábado, diversas UBSs vão funcionar para serviços preferencialmente masculinos. Os atendimentos ocorrerão tanto por meio de agendamento prévio quanto por demanda espontânea. “Vamos ampliar a conscientização indo além do câncer de próstata. Nossos profissionais estão preparados para dialogar com os homens sobre a importância de cuidar da própria saúde. Segundo levantamentos do Ministério da Saúde, 70% dos homens brasileiros só vão ao médico por influência da família e quando as doenças já estão em estágio avançado. Precisamos mudar esse comportamento. No caso do câncer de próstata, com a detecção precoce as chances de cura chegam a 90%”, enfatiza o secretário de Saúde Alessandro Magalhães.

As mulheres participaram do evento na UBS, que também lembrou o Outubro Rosa