Unidades Básicas de Saúde de Aparecida intensificam mobilização nos últimos dias do Outubro Rosa

24 de outubro de 2019

Foto: Arquivo/SMS:UBS Jardim Bela Vista

Nesta ultima quinzena do mês, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Aparecida de Goiânia reforçam as atividades do Outubro Rosa, a campanha mundial de alerta sobre o câncer de mama, o segundo mais comum em mulheres. Além das capacitações para os profissionais e do aumento de 800 para 2.500 mamografias mensais ofertadas para pacientes com indicação médica, a Secretaria de Saúde (SMS) tem promovido, por toda a cidade, atividades educativas e integrativas para a comunidade com a participação dos servidores e de instituições parceiras para disseminar a cultura de prevenção e orientar as pessoas. Hoje, 24, tem evento do Outubro Rosa nas UBSs Pontal Sul II, Mansões Paraíso e Santa Luzia e do Mês das Crianças na unidade Veiga Jardim. Amanhã, 25, a mobilização sobre o câncer de mama será na UBS Bairro Independência, e, no próximo dia 29, a unidade Nova Olinda realizará a ação ao ar livre “Conhecer para Aprender” com orientações médicas, sorteio de brindes e distribuição de sorvete.

Saiba quais UBSs realizaram eventos desde o último dia 15, em quais serão os próximos e junte-se a essa mobilização. “Informação e conhecimento são fundamentais. Não apenas agora, em Outubro, mas em todos os meses do ano, é importante saber mais sobre a doença e como preveni-la. Converse com nossos profissionais, descubra onde buscar tratamento e cuide de você e da sua família”, orienta o secretário de Saúde Alessandro Magalhães.

UBSs Anhambi, Rosa dos Ventos, Buriti Sereno, Jardim Florença, Parque Trindade, Garavelo e Jardim Bela Vista

Em 15 de outubro, as UBSs Anhambi e Rosa dos Ventos fizeram ações da campanha. Na Anhambi teve Dia da Beleza para as usuárias em parceria com o Instituto Mix de Profissões de Aparecida de Goiânia, e, na Rosa dos Ventos, as mulheres, principalmente as do grupo de gestantes da unidade, assistiram a uma palestra educativa e tiraram dúvidas sobre o assunto.

No dia seguinte, 16, a UBS Anhambi promoveu uma festa que começou com café da manhã e depois houve palestra, roda de conversa, brincadeiras e sorteio de brindes. Já na UBS Buriti Sereno teve palestra com o ginecologista e obstetra Valdeberto Abecassis Mendes e as enfermeiras Thuane e Marilya e um animado sorteio de brindes.

No dia 17, o evento do Outubro Rosa foi realizado na UBS Jardim Florença e no dia 18 nas unidades Parque Trindade, Garavelo e Jardim Bela Vista. Nesta última teve lanche saudável, sorteio de brindes e palestra à tarde proferida por profissionais da Liga da Mama, projeto de extensão da Universidade Federal de Goiás (UFG) formado por acadêmicos de Medicina, Enfermagem e Psicologia sob a supervisão de docentes vinculados ao Programa de Mastologia do Hospital das Clínicas (HC/UFG).

Na UBS Garavelo, no dia 18, também teve comemoração do Mês das Crianças

UBSs Porto das Pedras, Cruzeiro, Jardim Olímpico, Delfiori e Retiro do Bosque

Em 22 de outubro, foram realizadas palestras nas unidades Porto das Pedras, Cruzeiro e Jardim Olímpico, nesta com a participação de estagiários de Enfermagem da Universidade Paulista (UNIP). E no dia 23 as atividades educativas foram nas UBSs Delfiori  e Retiro do Bosque.

UBSs Bairro Independência e Nova Olinda

Amanhã, 25, a mobilização do Outubro Rosa será na UBS Bairro Independência, na rua 60, quadra K 40, e, no próximo dia 29, a unidade Nova Olinda realizará o evento ao ar livre “Conhecer para Aprender” com orientações médicas, sorteio de brindes e distribuição de sorvete na pracinha da Igreja Católica às 13h30.

Como agendar uma consulta

A chefa de Redes Temáticas Ciclos de Vida da SMS, Amanda Faria, conclama a todas as mulheres que estejam na faixa etária preconizada (50 a 69 anos de idade) ou que suspeitem que possam estar doentes que busquem o quanto antes uma consulta médica, e complementa: “Estamos com vagas para mamografias sobrando e precisamos proteger a população. Se alguém está com duvida, se nota algum sintoma, não deve esperar. Mas primeiro é preciso uma consulta médica. Quem mora nas áreas cobertas pelas equipes de Saúde da Família deve marcar consulta com o clínico na unidade mais próxima e quem mora em outras localidades deve ligar no teleagendamento (0800-6461590) para agendar uma consulta de clínica geral ou ginecologia e, após a avaliação, o médico pode ou não solicitar uma mamografia.”

Previna-se contra o câncer de mama

O câncer de mama é causado pela multiplicação de células anormais dessa região do corpo que formam um tumor. No Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, o de mama corresponde a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Existe tratamento e o Ministério da Saúde (MS) oferece atendimento gratuito por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Este câncer não tem somente uma causa e a idade é um fator de risco importante, já que cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos. Outros fatores que exigem atenção são: obesidade e sobrepeso após a menopausa, sedentarismo, consumo de bebida alcoólica, exposição frequente a radiações ionizantes (Raios-X) e ocorrência de casos na família, dentre outros. “O câncer de mama de caráter genético/hereditário corresponde a apenas 5% a 10% do total. Já a ocorrência em homens é menor, mas existe: cerca de 1% do total de casos diagnosticados. Todas as pessoas devem estar atentas para essa doença, observando se há alterações nas mamas e adotando hábitos de vida saudáveis que têm o poder de evitar esse mal, tendo em vista que 30% dos casos podem ser prevenidos, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), com a prática de atividade física regularmente, amamentação, alimentação saudável, manutenção do peso corporal adequado e não consumir bebidas alcoólicas,” destaca Amanda Faria.