Unidades Básicas de Saúde de Aparecida realizam Novembro Azul de conscientização para os homens

29 de novembro de 2019

Foto: Arquivo/UBS Santa Luzia

É fundamental cuidar-se e prevenir doenças. Esse foi o foco das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Aparecida de Goiânia nas diversas atividades em alusão ao Novembro Azul, campanha mundial de conscientização sobre os cuidados integrais com a saúde do homem. Durante todo o mês foram realizadas ações na rede municipal alertando os homens sobre a importância dos cuidados em saúde mental, infecções sexualmente transmissíveis, doenças crônicas (diabetes e hipertensão) e câncer de próstata, dentre outros males.

A mobilização também foi marcada pela parceria inédita firmada entre a Secretaria de Saúde (SMS) com o Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Goiás (UFG) para analisar e aprimorar a atenção à saúde masculina no município e pelo lançamento, no último dia 9, do Centro de Referência em Saúde do Homem, localizado no Centro de Especialidades (Jardim Boa Esperança). Já no dia 23, sábado, diversas UBSs funcionaram para atendimentos preferencialmente masculinos com agendamento prévio e por demanda espontânea.

Palestra educativa para os usuários no Centro de Saúde Papillon Park

Homens, cuidem-se!

“Trabalhamos em Aparecida para difundir a cultura da prevenção. Os homens têm mais doenças cardíacas, diabetes e câncer e têm a pressão arterial mais elevada do que as mulheres porque cuidam pouco da própria saúde e só procuram assistência quando já estão doentes. Desse jeito, sofrem o dobro e correm mais riscos”, afirma o prefeito Gustavo Mendanha. Por isso, ele conclama os homens: “Cuidem-se! Se buscarem uma vida mais saudável e com acompanhamento médico, evitarão internações e viverão mais e melhor. Conversem com os profissionais das UBS e estejam atentos”.

Equipe da UBS Alto Paraíso com usuários: integração com a comunidade

Segundo o Ministério da Saúde (MS), 31% dos homens no Brasil não vão ao médico rotineiramente, e, quando vão, em 70% das vezes tiveram que ser motivados pela mulher ou pelos filhos. Já o IBGE aponta que os homens brasileiros vivem, em média, sete anos a menos que as mulheres. Nesse sentido, o secretário de Saúde Alessandro Magalhães destaca que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, gratuitamente, o que o público masculino precisa para acompanhar a própria saúde e prevenir doenças: “Aqui em Aparecida, quem tem o hábito de ir às UBS ou fazer seus agendamentos de consultas pelo telefone (0800-6461590), monitorando o próprio corpo e adotando hábitos saudáveis como alimentar-se de forma equilibrada e fazer exercícios físicos rotineiramente, tem menos chances de adoecer e de precisar de atendimentos e procedimentos complexos”.

Aula de saúde na UBS Bairro Cardoso: platéia atenta por uma vida melhor

Rotina de conscientização

As UBS que realizaram eventos neste mês com foco na conscientização dos homens e na cultura de prevenção de doenças foram, além do Centro de Saúde Papillon Park: Jardim dos Buritis, Veiga Jardim, Pontal Sul II, Cruzeiro do Sul, Alto Paraíso, Caraíbas, Santa Luzia, Bairro Cardoso, Jardim Florença, Colina Azul e Pontal Sul I.

O Superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, enfatiza que “as UBSs estão preparadas para acolher a comunidade e propagar essa conscientização no dia-a-dia. Mesmo as unidades que não realizaram atividades pontuais decoraram seus prédios com motivos alusivos ao Novembro Azul e incluíram em suas rotinas a abordagem ao público masculino. Ao longo de todo o mês, nosso pessoal ressaltou, ainda mais, noções como a importância de se levar uma vida saudável e evitar hábitos nocivos como o sedentarismo e o consumo de bebidas alcoólicas e cigarros”.

Famílias na UBS Pontal Sul II: educação para prevenir doenças em todas as idades