Profissionais da Saúde de Aparecida de Goiânia orientam usuários sobre o coronavírus

18 de março de 2020

Foto: Arquivo/UBS Caraíbas

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Aparecida de Goiânia, sob a orientação dos gestores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), estão mobilizadas para tranquilizar e instruir a população sobre a pandemia do coronavírus. Os usuários recebem orientações dos profissionais já na recepção das unidades, assim que chegam, e esperam em ambientes ventilados, higienizados e que permitam a distância de pelo menos um metro entre as pessoas, além de contarem com recipientes de álcool gel, como determinam as recomendações do Ministério da Saúde (MS) para todo o País.

Orientações na UBS parque Trindade
Técnica de higienização das mãos na UBS Cândido de Queiroz
Usuários atentos na UBS Bairro Ilda

Segundo o superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, “esse é mais um esforço planejado para evitar a aglomeração de pessoas, pois estamos orientando a todos para irem às UBSs, UPAs e Cais somente em caso de suspeita da doença (quem teve contato com alguém que está doente ou que veio de algum local com casos confirmados) ou com sintomas como febre e dificuldade para respirar.”

Pessoas tiram dúvidas na UBS Santo André
Educação em Saúde na UBS Jardim Florença
Estudantes de medicina conversam com usuários na UBS Expansul

Gustavo também destaca que as orientações se estendem por toda a comunidade, já que quem as recebe leva as informações para os amigos, vizinhos, colegas de trabalho e familiares. “É fundamental que todos sigam as recomendações das autoridades de saúde, reforcem a higienização das mãos, evitem aglomerações, não abracem ou apertem as mãos das pessoas ao cumprimentá-las, usem o álcool gel sempre que não for possível lavar as mãos e que cuidem de seus idosos e dos portadores de doenças como hipertensão e diabetes e que estejam com a imunidade baixa devido a doenças, já que essa população é a que corre mais risco de desenvolver casos graves da Covid-19.”

Palestra na UBS Pontal Sul II
Distribuição de material informativo na UBS Jardim Riviera
Aula de higienização das mãos na UBS Alto Paraíso: cuidado fundamental

Profissionais em alerta

O superintendente ainda elogia o esforço de todos os profissionais da SMS, em especial aqueles que estão na linha de frente, atendendo diretamente à população. “Nossas equipes, desde o pessoal da limpeza e manutenção até os administrativos e os profissionais que acolhem e tratam as pessoas, como enfermeiros e médicos, não poderão fazer o isolamento social que recomendamos a todos que o puderem fazer para diminuir a circulação viral. São mulheres e homens que continuarão a sair de suas casas e a trabalhar para salvar vidas e reduzir sofrimentos. São heróis anônimos a serviço da vida e da proteção à saúde das pessoas. É essencial contribuir com o trabalho deles, seguindo as orientações e cada um de nós fazendo a sua parte para o bem-estar de toda a sociedade. Juntos, serenos e determinados, atravessaremos esse momento difícil e de alerta com a maior segurança possível.”