10 de abril de 2025
Texto: Polliana Martins
A mobilização acontece em 37 salas de vacinas espalhadas por toda a cidade e também em escolas públicas
A prefeitura de Aparecida de Goiânia, via Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou, no último 1º de abril, uma força-tarefa de vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) voltada a adolescentes e jovens de 15 a 19 anos que ainda não foram imunizados.
A iniciativa é realizada pela coordenação de Imunização da SMS e visa ampliar a cobertura vacinal, prevenir complicações associadas à infecção pelo vírus (Tais como câncer de colo do útero, vulva, pênis, ânus, orofaringe e verrugas genitais), e garantir o resgate de não vacinados nesta faixa etária.
Dados do Ministério da Saúde (MS) apontam que mais de 7 milhões de jovens brasileiros entre 15 e 19 anos ainda não receberam a vacina contra o HPV. Em Goiás, esse número ultrapassa 508 mil, e, em Aparecida, estima-se que cerca de 22 mil adolescentes necessitam da proteção.
Para alcançar esse público, a campanha conta com 37 salas de vacinação distribuídas pelo município, além de ações extramuros, com equipes atuando diretamente em escolas estaduais e militares, onde há maior concentração de jovens dessa faixa etária.
A meta da campanha é vacinar, no mínimo, 90% do público-alvo, alinhando-se às diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e reforçando o compromisso da prefeitura com a saúde preventiva.
Postos de vacinação
A vacinação nas UBS´s funciona de segunda a sexta das 7h30 às 16h30. Na Central de Imunização funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 18h30, e, aos sábados, das 7h30 às 13h. Os postos de imunização não funcionam em feriados e pontos facultativos.
Confira os locais:
Fonte: Camila Godoy
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Antônio Barbosa Sandoval, n°16, quadra 4, lote 1, APM 3, Centro – Aparecida de Goiânia – GO.
Telefone Geral: (62) 3545-5883