Aparecida de Goiânia realiza 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora


5 de maio de 2025

Foto: Willian Rabello

Texto: Polliana Martins

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu nesta quarta-feira, 30 de abril, a 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Com o tema “A saúde no mundo do trabalho como direito humano”, o evento ocorreu das 8h às 17h, no Anfiteatro Cantor Leandro, localizado no Residencial Village Garavelo. A iniciativa marcou a abertura das atividades do mês alusivo ao Dia do Trabalhador, reunindo profissionais da saúde, trabalhadores de diferentes categorias, gestores públicos e representantes da sociedade civil.

A conferência constituiu um espaço democrático de escuta qualificada, diálogo social e construção coletiva de diretrizes para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde da população trabalhadora no município. A programação foi iniciada com o credenciamento às 7h30, seguido de café da manhã, e contou com a instalação da mesa de abertura às 9h, composta por superintendentes da SMS, representantes do Conselho Municipal e Estadual de Saúde, além de integrantes do Ministério da Saúde.

Representando o prefeito Leandro Vilela, o superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, destacou os desafios enfrentados pela gestão pública e conclamou os participantes a contribuírem ativamente com propostas. “É diante dos obstáculos que identificamos oportunidades para aprimorar os ambientes laborais e os serviços de saúde oferecidos à população”, afirmou.

O superintendente de Vigilância em Saúde, Iron Pereira, que representou o secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães, enfatizou o papel estratégico da conferência no debate de temas estruturantes do Sistema Único de Saúde (SUS), com impacto direto na formulação de políticas nacionais. “Este é um momento singular de reflexão e avanço coletivo”, afirmou.

Também presente, o superintendente de Regulação, Avaliação e Controle, Thiago Rezende, salientou a importância do evento para a valorização do trabalhador e para o aprimoramento dos serviços de saúde por meio da participação social e da definição de metas para os próximos anos.

Espaço de participação social e formulação de políticas

A chefe da Vigilância em Saúde do Trabalhador e uma das organizadoras do evento, Ana Mari Soares Dickmann, reforçou que a conferência resultará na formulação de propostas para a etapa estadual e, posteriormente, para a etapa nacional. “Cada participante deve refletir sobre seu ambiente de trabalho e contribuir com propostas que promovam saúde, segurança e bem-estar no cotidiano laboral, beneficiando também a coletividade”, pontuou.

O presidente e o secretário executivo do Conselho Municipal de Saúde de Aparecida, Daniel Mesquita e Márcio Alves Oliveira, destacaram a importância da ampliação do controle social e da participação popular para o fortalecimento do SUS. “É dever de todos acompanhar e fiscalizar a aplicação dos recursos públicos para que o sistema continue avançando com qualidade e equidade”, afirmou Mesquita.

O consultor técnico da Coordenação-Geral de Vigilância em Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, Lucas Calmon dos Santos, ressaltou a presença do SUS no cotidiano da população e incentivou o engajamento nas etapas conferenciais. “Estamos contribuindo para a construção da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Esta é uma oportunidade para propor avanços concretos para o presente e o futuro”, destacou.

A palestra magna foi conduzida pela médica infectologista Thais Alarcon, que abordou os principais desafios e conquistas no campo da saúde no trabalho. Em seguida, o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Walter da Silva Monteiro, apresentou a atuação do colegiado no estado de Goiás.

Grupos de trabalho e propostas para as próximas etapas

A partir das 10h30, os participantes foram divididos em grupos temáticos para discussão e elaboração de propostas conforme os seguintes eixos:
• Eixo I: A Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora;
• Eixo II: Novas Relações de Trabalho e a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora;
• Eixo III: Participação Popular na Saúde dos Trabalhadores e das Trabalhadoras e o Fortalecimento do Controle Social.

Após o intervalo para o almoço, a programação foi retomada às 13h com a apresentação das propostas elaboradas por cada grupo, contemplando três propostas de âmbito municipal, uma estadual e uma nacional. Ao final, foi realizada a eleição dos delegados que representarão Aparecida de Goiânia nas próximas etapas — estadual e nacional — da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (5ª CNSTT), em processo conduzido pelo Conselho Municipal de Saúde.

Fonte: Camila Godoy




Secretaria Municipal de Saúde
Rua Antônio Barbosa Sandoval, n°16, quadra 4, lote 1, APM 3, Centro – Aparecida de Goiânia – GO.
Telefone Geral: (62) 3545-5883

Imprensa