Aparecida realiza 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental

24 de fevereiro de 2022

Foto: Rodrigo Estrela

O evento teve o objetivo de propiciar a reflexão e a discussão de novas propostas para a área e reuniu mais de 100 pessoas dentre profissionais, gestores, usuários da rede e familiares de pacientes

A Coordenação de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) promoveu hoje, quarta-feira, 23 de fevereiro, das 8h às 13h, no Auditório do Arroz Cristal, na BR 153 (Jardim Rio Grande), a 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental. O evento teve o objetivo de propiciar a reflexão e a discussão de novas propostas para a área abordando o tema “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela Defesa do Cuidado em Liberdade, Rumo a Avanços e Garantia dos Serviços da Atenção Psicossocial no SUS”.

O encontro de Aparecida, o primeiro realizado no Estado, ainda teve eleição dos delegados que representarão a cidade na etapa regional da Conferência Estadual de Saúde Mental. Na cerimônia, a palestra da professora da Escola de Ciências Sociais e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Paula Cândida da Silva Dias, abordou o tema “Panorama e Histórico da Saúde Mental no Município de Aparecida de Goiânia ”. Também houve debates, uma leitura do Regimento da Conferência Municipal de Saúde Mental, apresentações e aprovações de propostas e blocos e leitura e aprovação das moções.

A abertura da Conferência reuniu o vice-prefeito Vilmar Mariano, o secretário de Saúde Alessandro Magalhães, a coordenadora de Saúde Mental da SMS Carolina Sartori, o promotor de Justiça Reuder Motta e a professora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) Paula Cândida da Silva Dias, bem como representantes do Conselho Municipal de Saúde, da Associação dos Usuários de Saúde Mental e de vários setores da SMS, além de funcionários e gestores das Unidades de Saúde Mental, usuários da Rede de Atenção Psicossocial e familiares. Trabalhadores das unidades CAPS Bem Me Quer, CAPS AD III Criarte Vida, Consultório na Rua, CAPS Adi, CAPS i Alegria e Núcleo de Cuidados em Saúde Mental, dentre outras, movimentaram o encontro, que lotou o auditório.

Saúde de excelência

Animado, o vice-prefeito Vilmar Mariano enalteceu o evento, o trabalho diário de todos os presentes e disse sobre o secretário Alessandro Magalhães: “ Ele já era competente ao extremo, mas a pandemia o qualificou como o melhor secretário de Saúde do País. Ele sempre investiu mais do que era necessário, está aí fazendo um trabalho de excelência, e fez do limão uma limonada aprimorando todos os setores da Secretaria, assim como o da Saúde Mental”.

O secretário de Saúde Alessandro Magalhães exaltou a importância do evento parabenizando a equipe da coordenadora Carolina Sartori por seu trabalho e destacou que “Aparecida tem uma das redes de Saúde mental mais fortes do Estado e do Brasil, fruto de um trabalho que envolve muitos gestores e servidores de diversas áreas da SMS focados em prestar os melhores atendimentos aos nossos usuários”. Ele ainda lembrou que, com a pandemia, cresceu muito a demanda por serviços de Saúde Mental, o que aumentou a necessidade de se ampliar e aprimorar a rede de assistência.

Prefeitura e Saúde em sintonia

Em sua fala, dirigindo-se ao vice Vilmar Mariano, Alessandro ainda aproveitou para agradecer a ele e ao prefeito Gustavo Mendanha: “Agradeço pela dedicação dos senhores e por escolher a Saúde como prioridade em seu governo. Se o gestor maior do Município não priorizasse a área, não teríamos, por exemplo, um auditório cheio como o de hoje, repleto de pessoas que acreditam no Poder Público e que querem discutir novas propostas. A Secretaria de Saúde e a Prefeitura têm uma sintonia fina na qual todos ganham, principalmente a população”.

O secretário também elogiou a atuação do promotor do Ministério Público Reuder Motta: “Sempre discutimos muito e construímos diversas soluções juntos. Creio que nunca tive um promotor público da área da Saúde com tanta parceria conosco. Termos procurado melhorar sempre, muitas vezes até mesmo pautados pelo senhor. ” Para a professora Paula Cândida, que já foi gestora de Saúde Mental na SMS, ele pontuou que “mesmo já tendo saído daqui, sempre está conosco e foi responsável por aprimorar imensamente o setor. ”

A coordenadora de Saúde Mental, Carolina Sartori, agradeceu aos presentes e contou que estava honrada em participar desse momento. “Estou na Saúde mental de Aparecida desde 2006. Como enfermeira na Rede de Atenção à Saúde, pude atuar na consolidação da Reforma Psiquiátrica e na Luta Antimanicomial aqui em Aparecida no coração do Brasil. Agora, com o desafio da pandemia, trabalhamos ainda mais para cuidar de quem precisa de nós e para fortalecer toda a rede de Saúde Mental”.

O promotor Reuder Motta também elogiou o trabalho dos profissionais da Saúde Mental e o diálogo aberto com a SMS nas demandas do setor. Ele frisou a dedicação permanente dos trabalhadores e a luta para derrubar preconceitos e auxiliar os pacientes e suas famílias em momentos de grande dificuldade.