Avaliação dermatoneurológica marca agenda do Janeiro Roxo em Aparecida


22 de janeiro de 2021

Foto: Arquivo

Durante este mês de janeiro a rede de Saúde do município está mobilizada em ações para chamar a atenção da população e também dos profissionais no sentido de enfatizar sobre a importância da prevenção e do tratamento precoce da hanseníase. O Janeiro Roxo, como é chamado, visa antes de tudo conscientizar sobre os riscos dessa doença Infectocontagiosa, causada por bactéria que é transmitida por vias aéreas e que afeta inicialmente pele e nervos periféricos, por meio de contato próximo e prolongado a pacientes não tratados. Como forma de fixar essa agenda, será realizada durante toda a manhã da próxima segunda-feira (25) no Centro de Diagnósticos e Especialidades de Aparecida uma ação de avaliação dermatoneurológica a todos que tenham interesse.

Segundo Naianny Fogaça, coordenadora de Vigilância Epidemiológica do município, a iniciativa tem o objetivo de tentar diminuir a incidência da doença no Brasil, país com segundo maior número de casos anuais no mundo, com cerca de 30 mil novos casos da doença registrados todos os anos. “Em Aparecida foram registrados 1.172 casos da doença entre 2015 e 2020, 123 apenas em 2020”. Ela explica que os sinais e sintomas mais comuns são manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele, com alterações da sensibilidade e dormência. “A forma mais avançada da doença pode apresentar deformidades e também incapacidades físicas” – alerta.

A coordenadora lembra que todas as unidades de saúde receberam banners e folders. “O mais importante é lembrar que o tratamento, que leva de seis meses a um ano, é fornecido gratuitamente pelo SUS, é eficaz e traz a cura. Os atendimentos acontecem diretamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). E esse tratamento precoce é de suma importante para interromper a cadeia de transmissão e diminuir as chances de evolução de complicações e sequelas da doença” – pontua. Ela lembra ainda sobre a importância de se desconstruir o preconceito e medos relacionados a doença. “Temos que alertar a população sobre a necessidade de procurar a unidade de saúde sempre que aparecerem manchas no corpo, principalmente quando essas manchas provocam a perda de sensibilidade no local” –completa.

Sintomas
A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, cujo agente etiológico infecta os nervos periféricos como as células de Schwann. Ela acomete principalmente os nervos superficiais da pele e troncos nervosos periféricos localizados na face, pescoço, terço médio do braço e abaixo do cotovelo e joelhos, mas também pode afetar os olhos e órgãos internos como testículos, ossos, baço e fígado. Se não tratada na forma inicial, a hanseníase torna-se transmissível e pode atingir inclusive crianças e idosos, e a evolução ocorre em geral de forma lenta e progressiva, podendo levar a incapacidades físicas.

Fonte: Frederico Noleto




Secretaria Municipal de Saúde
Rua Antônio Barbosa Sandoval, n°16, quadra 4, lote 1, APM 3, Centro – Aparecida de Goiânia – GO.
Telefone Geral: (62) 3545-5883

Imprensa