Campanha Nacional de Multivacinação começou neste sábado e segue até dia 14 de outubro


11 de outubro de 2023

Foto: Claudivino Antunes

Texto: Polliana Martins

Abertura foi realizada na manhã deste sábado durante o Mutirão da Prefeitura no Setor Colina Azul. A meta é a de vacinar 60 mil crianças e adolescentes de até 15 anos na cidade

Para prevenir doenças e atualizar o calendário vacinal de crianças e adolescentes com até 15 anos de idade, foi aberta, às 9h de hoje, 30 de setembro, a Campanha de Multivacinação em Goiás – 2023. O lançamento foi realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Colina Azul e a mobilização nacional se estenderá até 14 de outubro ofertando 18 imunizantes. A Campanha ainda terá um Dia D no próximo 7 de outubro.

A abertura oficial foi organizada pela Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) em parceria com a coordenação estadual de Imunização e o Serviço Social da Indústria (SESI). A mobilização foi aberta pelo prefeito Vilmar Mariano, pela primeira-dama Sulnara Santana e pelo secretário municipal de Saúde Alessandro Magalhães.

O governador Ronaldo Caiado e o secretário estadual de Saúde, Sérgio Vencio, foram representados pelo subsecretário de Vigilância e Atenção Integral à Saúde Luciano Carvalho. Também estavam presentes a superintendente estadual de Vigilância em Saúde Flúvia Amorim, o deputado federal Adriano do Baldy e os vereadores Isaac Martins e Amendoim.

Vacinas salvam vidas

O prefeito Vilmar Mariano destacou que “vacinas salvam vidas e fazemos uma campanha incisiva para que todas as pessoas sejam vacinadas. Aqui estamos em mais uma parceria com o governo estadual, o governador é nosso parceiro não só na vacinação, mas em todas as frentes. O Brasil está com cobertura vacinal muito baixa e temos que reverter isso. Já sabemos que as vacinas são essenciais e queremos evitar que as pessoas fiquem doentes.”

Já o deputado federal Adriano do Baldy parabenizou a iniciativa e afirmou: “Estou aqui como pai e faço um apelo a todos os pais e responsáveis para que levem os filhos para vacinar. Vamos proteger a vida dos nossos adolescentes e crianças. Já foi comprovado cientificamente, há muitas décadas, que as vacinas salvam mesmo.”

O secretário de Saúde Alessandro Magalhães destacou que Aparecida está com cobertura vacinal de cerca de 52% e que a meta é atingir acima de 90%. “Convocamos todos os pais e responsáveis a levar as crianças e adolescentes para tomar as vacinas e atualizar o cartão de vacinação. Compareçam a um dos locais disponíveis e não deixem os filhos correrem riscos com doenças que podem ser evitadas através das vacinas. Venham logo que acolheremos a todos nesses dias de trabalhos concentrados”, frisou ele.

Risco de reintrodução de doenças

A superintendente estadual de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, afirmou que é preciso mudar essa realidade de cobertura vacinal baixa. “Esse baixo índice significa risco para as nossas crianças a adolescentes, sobretudo para doenças muito graves como a paralisia infantil. O Brasil foi reclassificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como de altíssimo risco para reintrodução dessa doença no território nacional. Não é aceitável um País que sempre foi modelo internacional em campanhas de vacinação estar nessa situação”, reforçou Flúvia.

Nesse sentido, a coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro, contou que “já estávamos com baixas coberturas vacinais antes da pandemia, e depois agravou-se ainda mais a situação. Então convocamos a todos os pais e responsáveis para que se preocupem com o retorno de doenças que já estavam controladas. Esse é um momento de preocupação e cuidado com nossas crianças e adolescentes. Tragam o cartão de vacina e documentos pessoais para que as equipes possam avaliar e saber quais vacinas são necessárias para cada pessoa nesse momento.”

Foto Marco Monteiro

Prevenir é melhor

O Vereador Isaac ressaltou a importância da Campanha: “A vacinação traz uma série de benefícios, protege contra enfermidades e evita que as pessoas possam ter problemas de saúde que se arrastarão ao longo da vida inteira delas.”

Maria Sueli, moradora do Setor Comendador Walmor, levou o filho Davi, 4 anos, para ser vacinado e garantiu: “Estou sempre em dia com as vacinas dele, isso é fundamental. Nós, pais, mães e responsáveis, temos que manter o cartão de vacinas dos nossos filhos atualizado. A vacinação é segura e o Davi nunca teve nenhum problema por causa dela.”

Acalmando a filha Kimberlly, 5 anos, que estava nervosa com a vacinação, o tatuador Paulo César foi categórico: “Sempre procuro estar atento à caderneta de vacinas dela, que está completa. Acredito na proteção vacinal e as crianças têm que estar seguras. Todo mundo tem que trazer elas e os adolescentes de até 15 anos para vacinar. Minha filha não gosta, já fez bico, cara feia, mas é rápido. Ela é forte e está acostumada. “

Postos abertos neste sábado

Neste sábado, 30, são 17 postos de vacinação espalhados pela cidade, abertos das 8h às 17h. Confira:

  • Central de Imunização
  • Aparecida Shopping
  • Maternidade Marlene Teixeira
  • UBS Jardim Olímpico
  •  UBS Papillon Park
  • UBS Cruzeiro do Sul 
  • UBS Bairro Cardoso
  • UBS Retiro do Bosque
  • UBS Andrade Reis
  • UBS Madre Germana
  • UBS Bandeirantes 
  • UBS Bela Vista
  • UBS Jardim Florença 
  • UBS Delfiore
  • UBS Colina Azul 
  • UBS Jardim dos Ipês 
  • Mutirão da Prefeitura na Escola Neivio Rocha no Setor Andrade Reis

Além dos 17 postos abertos neste sábado, em Aparecida, as 38 salas de vacinação da cidade funcionarão de segunda a sexta-feira, ofertando todos os imunizantes da campanha. Nesses dias, nas UBS’s o horário de funcionamento será das 7h30 às 16h30. Já na Maternidade Marlene Teixeira será das 8h às 18h e na Central de Imunização das 7h30 às 18h.

Zé Gotinha

O lançamento da Multivacinação contou também com a presença festiva do Zé Gotinha, símbolo nacional da vacinação, que foi até aplaudido pelas pessoas. O evento ainda contou com opções de lazer para as crianças, tais como personagens lúdicos, algodão doce e pipoca, por meio da parceria com o Sesi Goiás.

Fonte: Camila Godoy




Secretaria Municipal de Saúde
Rua Antônio Barbosa Sandoval, n°16, quadra 4, lote 1, APM 3, Centro – Aparecida de Goiânia – GO.
Telefone Geral: (62) 3545-5883

Imprensa