CIEVS


O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) é uma rede de alerta e respostas às emergências em saúde pública e compõe uma estratégia mundial de alerta e resposta, atendendo a demanda do Regulamento Sanitário Internacional (RSI), de 2005. Em âmbito federal, foi criado em 2005.

Em Aparecida de Goiânia, o CIEVS foi instituído em 2021, regulamentado pela Portaria n°051/2021/GAB/SMS (clique aqui e acesse), que institui o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde no município e integra a Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica.

O CIEVS tem caráter técnico gerencial para articulação de informações estratégicas que compõem os objetos de trabalho da Vigilância em Saúde. Ele tem como atuação direta na resposta às emergências de saúde pública e tem como objetivo detectar, avaliar, monitorar e dar respostas em tempo oportuno às doenças e eventos que possam se constituir em Emergências em Saúde Pública.

Entre os objetivos do CIEVS estão:

  1. Fomentar a captação de notificações, mineração, manejo e análise de dados e informações estratégicas relevantes à prática da vigilância em saúde, bem como congregar mecanismos de comunicação avançados. 
  2. Identificar emergências epidemiológicas, de modo contínuo e sistemático, e captação de informações nos principais meios de comunicação (Clipping);
  3. Monitorar e avaliar a implementação dos planos de respostas às emergências epidemiológicas, para os eventos de relevância nacional;
  4. Disponibilizar informações oportunas sobre as emergências epidemiológicas de relevância nacional;
  5. Elaborar planos de contingência em situações de emergências em saúde pública dentro do setor saúde em parceria com áreas técnicas;
  6. Participar da elaboração dos planos para eventos de massa em todas as fases: preparação, momento do evento, momento pós-evento;
  7. Atuar em redes de serviços do setor saúde, educação, defesa civil, assistência social, e outros setores/instituições, de acordo com as situações de emergências em saúde pública;
  8. Divulgar informações pertinentes às doenças e agravos relevantes, inusitados, de transmissão recente ou recrudescente, de forma oportuna para proteção da população.

NÚCLEOS HOSPITALARES DE EPIDEMIOLOGIA:

A Vigilância Hospitalar de Epidemiologia está vinculada ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) e tem como objetivo implementar e gerir a estratégia de vigilância epidemiológica no âmbito hospitalar, por meio de monitoramentos, assessorias e promoções de capacitações, analisando e avaliando a detecção, de modo oportuno, das doenças, agravos e eventos de saúde pública de notificação compulsória.

As unidades de saúde vinculadas à VHE fazem parte da Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar – RENAVEH (clique aqui e acesse). Essa vinculação é realizada por meio da assinatura do termo de adesão à RENAVEH – Goiás. Nesse sentido, o município possui dois hospitais vinculados à rede: o Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) e o Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia (HEAPA).

As instituições vinculadas à RENAVEH fazem parte da estratégia de referência para a detecção oportuna de casos emergentes e reemergentes de doenças/agravos e eventos de saúde pública, como também o monitoramento das mudanças de perfil epidemiológico, de morbidade e mortalidade no âmbito  hospitalar.

Conta com o apoio estratégico dos Núcleos de Vigilâncias Epidemiológicos localizados nas UPAS, Cais, Maternidade e Complexo Prisional em parceria com a Atenção em Saúde.

Atendimento: das 08h às 17h30

Endereço:  Rua Vitória Qd. 40 Lt. 04 – Jardim Belo Horizonte – Aparecida de Goiânia – Goiás CEP: 74.976-140

Telefone: (62) 3545-9336 / 9279 –

Plantão (noturno, finais de semana e feriados): (62) 99290-4714

E-mail:  cievsaparecida@gmail.com / notifica.cievsapgyn@gmail.com / nveh.aparecida@gmail.com




Secretaria Municipal de Saúde
Rua Antônio Barbosa Sandoval, n°16, quadra 4, lote 1, APM 3, Centro – Aparecida de Goiânia – GO.
Telefone Geral: (62) 3545-5883

Imprensa