Crianças e doentes crônicos são o foco da reta final da vacinação contra a gripe em Aparecida


21 de maio de 2019

Foto: Claudivino Antunes

A 11 dias para o término da Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus da Influenza, causador da gripe, inclusive a do tipo H1N1, em Aparecida de Goiânia já foram imunizados 77% dos grupos prioritários. A meta da Secretaria de Saúde (SMS) é vacinar pelo menos 90% deste público, o que corresponde a cerca de 115 mil pessoas do município. O secretário da pasta, Alessandro Magalhães, conclama a todos desses grupos que ainda não foram imunizados, principalmente as crianças menores de cinco anos e os doentes crônicos, para que compareçam aos locais de vacinação até o próximo 31 de maio munidos do cartão vacinal.

Nesta sexta etapa, iniciada hoje, 20 de maio, e que se estenderá até o próximo dia 31, a mobilização é destinada à população privada de liberdade, aos adolescentes e jovens em medida socioeducativa e aos funcionários do sistema prisional, mas todos os grupos preferenciais continuam sendo imunizados até o final da Campanha nas 27 salas de vacinas da cidade, como informa a coordenadora de Imunização da SMS, Renata Cordeiro.

Crianças: vacinação essencial

Segundo a coordenadora, o grupo prioritário das crianças de seis meses de idade até cinco anos está, até o momento, com 70% de cobertura, índice considerado baixo: “Alertamos aos pais e responsáveis que levem as crianças com até seis anos para serem imunizadas já. O sistema imunológico delas ainda está em formação, o que as deixa mais suscetíveis a complicações causadas pela gripe, como a pneumonia.”

Para proteger as crianças, deter o contágio e ampliar a cobertura na cidade, equipes da Imunização, com agendamento prévio e de forma planejada, continuam a percorrer, desde a semana passada, abrigos e CMEIS vacinando idosos e crianças.

Doentes crônicos: risco maior

Renata Cordeiro também reforça a convocação para os professores, os policiais militares e os doentes crônicos. Estes, por exemplo, têm a mais baixa cobertura vacinal no município até o momento: 49%. São pessoas portadoras de males respiratórios, cardíacos, renais, neurológicos ou hepáticos crônicos, tais como diabetes e hipertensão, e que têm mais chances de enfrentar casos graves de gripe.

Postos de vacinação

A imunização contra a Influenza está disponível nas seguintes Unidades Básicas de Saúde, de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 16h30: UBS Andrade Reis; Independência Mansões; Jardim Riviera; Bairro Independência; Campos Elíseos; Jardim Florença; Jardim Tiradentes; Veiga Jardim; Cândido de Queiroz; Jardim Paraíso; Alto Paraíso; Caraíbas; Delfiore; Jardim dos Ipês; Madre Germana; Buriti Sereno; Garavelo Park; Mansões Paraíso; Jardim Olímpico; Parque Trindade; Santa Luzia; Nova Olinda e Retiro do Bosque. Nos Cais Nova Era e Colina Azul a vacinação será de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 18h30. No Centro de Saúde Papillon Park, de segunda à sexta-feira, das 07h30 às 18 horas.  No Centro de Atendimento Ambulatorial, de segunda à sexta-feira, das 07h30 às 18h30, e aos sábados, das 8 às 16 horas.

Cais Nova Era

O Cais Nova Era, localizado na Avenida São João, ao lado do Terminal Cruzeiro, no Jardim Nova Era, é o único posto que está imunizando apenas crianças, gestantes e puérperas durante toda a campanha. Os idosos também podem ser imunizados no local até 31 de maio.

Cronograma

Confira o cronograma de vacinação dos grupos prioritários, criado para organizar o fluxo de pacientes e dar mais tranquilidade às pessoas:

* Gestantes, puérperas e crianças de 06 meses até aquelas com 05 anos, 11 meses e 29 dias de idade  – de 10 a 18/04
* Trabalhadores da saúde – de 22 a 26/04
* Idosos com 60 anos e mais – de 29/04 a 03/05
* Todos os grupos prioritários – 04/05 (Dia D)
* Portadores de doenças crônicas – de 06 a 10/05
* Professores – de 13 a 17/05
* População privada de liberdade, adolescentes e jovens em medida socioeducativa e os funcionários do sistema prisional e todos os grupos prioritários – de 20/05 a 31/05
* Indígenas – de 10/04 a 31/05

Influenza: sintomas e contágio

A Influenza, conhecida também como gripe, é uma infecção aguda do sistema respiratório que caracteriza-se por sintomas como dor de cabeça e no corpo, cansaço, coriza, falta de apetite, tosse e febre. A evolução da doença pode trazer grandes perigos, principalmente entre alguns grupos específicos, mais suscetíveis a complicações. O vírus da gripe se dissemina de pessoa para pessoa, por meio do contato com gotículas infectadas, emitidas principalmente durante a tosse ou espirros. É muito comum também que o contágio ocorra por meio das mãos, visto que o vírus vive de duas a oito horas em superfícies rígidas, e quando uma pessoa toca em algum local infectado e depois leva as mãos na boca ou no nariz, sem a devida higienização, acaba se contaminando.

Texto: Polliana Martins

Fonte: Willian Mendes




Secretaria Municipal de Saúde
Rua Antônio Barbosa Sandoval, n°16, quadra 4, lote 1, APM 3, Centro – Aparecida de Goiânia – GO.
Telefone Geral: (62) 3545-5883

Imprensa