Doenças de transmissão por vetores e zoonoses


Confira abaixo informações diversas sobre Doenças por Vetores (Dengue, Chagas, Chikungunya, Febre Amarela, Malária, Zika vírus) e Doenças por Zoonoses (Acid. Animais Peçonhentos, Atendimento Antirrábico/ Raiva Humana, Leishmaniose, Leptospirose, Doença de Lyme, Febre Maculosa e outras Riquetisioses, Hantaviroses e Tétano Acidental e Neonatal).

● DOENÇAS POR VETORES

Os vetores são organismos que podem transmitir doenças infecciosas entre os seres humanos ou de animais para humanos. Muitos desses vetores são insetos hematófagos, que ingerem micro-organismos produtores de doença durante uma refeição de sangue de um hospedeiro infectado (humano ou animal) e, posteriormente, o injeta em um novo hospedeiro durante a sua subsequente refeição de sangue.

Os mosquitos são os vetores de doenças mais conhecidos. Outros vetores incluem carrapatos, moscas, flebotomíneos, pulgas, triatomíneos e alguns caracóis aquáticos de água doce.

Dengue

Doença infecciosa febril aguda causada por um vírus pertence à família Flaviviridae, do gênero Flavivírus. O vírus da dengue apresenta quatro sorotipos, em geral, denominados DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4 . Os sintomas são febre alta, erupções cutâneas e dores musculares e articulares. Em casos graves, há hemorragia intensa e choque hemorrágico (quando uma pessoa perde mais de 20% do sangue ou fluido corporal), o que pode ser fatal.

Clique aqui e acesse a Ficha de Notificação/Investigação de Dengue e Chikungunya

Chagas

É uma doença transmissível causada por um parasita e transmitida principalmente através do inseto “barbeiro”. O agente causador é um protozoário denominado Trypanosoma cruzi. No homem e nos animais, vive no sangue periférico e nas fibras musculares, especialmente as cardíacas e digestivas. Os sintomas geralmente são: febre, mal estar, falta de apetite, edemas (inchaço) localizados na pálpebra ou em outras partes do corpo, aumento do baço e do fígado e distúrbios cardíacos.

Clique aqui e acesse a Ficha de Notificação de Chagas Aguda

Clique aqui e acesse as instruções para preenchimento da Ficha de Notificação de Chagas Aguda

Clique aqui e acesse a Ficha de Notificação de Chagas Crônica

Chikungunya

É uma doença infecciosa febril, causada pelo vírus Chikungunya, que pode ser transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus (mesmos mosquitos que transmitem a dengue e a febre amarela, respectivamente). Os sintomas geralmente aparecem depois de uma semana de infecção. Febre e dor nas articulações surgem subitamente. Dor muscular, dor de cabeça, fadiga e erupção também podem ocorrer.

Clique aqui e acesse a Ficha de Notificação/Investigação de Dengue e Chikungunya

Febre Amarela

A febre amarela é uma doença viral aguda, imunoprevenível, transmitida ao homem e a primatas não humanos (macacos), por meio da picada de mosquitos infectados. Possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. Em áreas de mata, os principais vetores são os mosquitos Haemagogus e Sabethes. Já nas áreas urbanas, o vetor do vírus é o Aedes aegypti. Os sintomas mais comuns são febre, dores musculares com dor lombar proeminente, dor de cabeça, perda de apetite, náusea ou vômito.

Clique aqui e acesse a Ficha de Notificação de Febre Amarela

Malária

A malária é uma doença infecciosa, febril, potencialmente grave, causada pelo parasita do gênero Plasmodium, transmitido ao homem, na maioria das vezes pela picada de mosquitos do gênero Anopheles infectados. No entanto, também pode ser transmitida pelo compartilhamento de seringas, transfusão de sangue ou até mesmo da mãe para feto, na gravidez. Os sintomas da malária são febre alta, calafrios, tremores, sudorese e dor de cabeça (que podem ocorrer de forma cíclica).

Clique aqui e acesse a Ficha de Notificação de Malária

Zika vírus

O Zika é um vírus transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti. Cerca de 80% das pessoas infectadas pelo vírus Zika não desenvolvem manifestações clínicas. Os principais sintomas são dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. Outros sintomas menos frequentes são inchaço no corpo, dor de garganta, tosse e vômitos.

Clique aqui e acesse a Ficha de Notificação do Zika Vírus

● DOENÇAS POR ZOONOSES

Zoonoses são doenças infecciosas transmitidas entre animais e pessoas. Os patógenos podem ser bacterianos, virais, parasitários ou podem envolver agentes não convencionais e podem se espalhar para os humanos por meio do contato direto ou através de alimentos, água ou meio ambiente. Eles representam um grande problema de saúde pública em todo o mundo devido à estreita relação humana com os animais no ambiente doméstico, na agricultura e no ambiente natural.

Acidente por Animais Peçonhentos

Animais peçonhentos são aqueles que produzem peçonha (veneno) e têm condições naturais para injetá-la em presas ou predadores. Essa condição é dada naturalmente por meio de dentes modificados, aguilhão, ferrão, quelíceras, cerdas urticantes, nematocistos entre outros.

Os animais peçonhentos que mais causam acidentes no Brasil são algumas espécies de:

  • serpentes;
  • escorpiões;
  • aranhas;
  • lepidópteros (mariposas e suas larvas);
  • himenópteros (abelhas, formigas e vespas);
  • coleópteros (besouros);
  • quilópodes (lacraias);
  • peixes;
  • cnidários (águas-vivas e caravelas).

Esses animais possuem presas, ferrões, cerdas, espinhos entre outros, capazes de envenenar as vítimas.

Clique aqui e acesse a Ficha de Notificação de Acidentes por Animais Peçonhentos

Atendimento Antirrábico/ Raiva Humana

Raiva é uma encefalite viral aguda, transmitida por mamíferos.

Todos os mamíferos são considerados fontes de infecção para o vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-lo ao homem, destacando-se: cães, gatos, morcegos, cachorros do mato, saguis, raposas, bovinos, equinos, suínos, caprinos, dentre outros.

Importante: Conforme portaria do Ministério da Saúde nº 5, de 21 de fevereiro de 2006, todo caso humano suspeito de raiva é de notificação individual, compulsória e imediata à Secretaria de Vigilância em Saúde.

Clique aqui e acesse a Ficha de Notificação de Atendimento Antirrábico Humano

Clique aqui e acesse a Ficha de Notificação de Raiva Humana

Leishmaniose

Doença infecciosa, porém, não contagiosa, causada por parasitas do gênero Leishmania. Os parasitas vivem e se multiplicam no interior das células que fazem parte do sistema de defesa do indivíduo, chamadas macrófagos. Há dois tipos de leishmaniose: leishmaniose tegumentar ou cutânea e a leishmaniose visceral ou calazar.

A leishmaniose tegumentar (LT) e a leishmaniose visceral (LV) estão incluídas na lista nacional de doenças e agravos de notificação compulsória, de acordo com a Portaria de Consolidação nº 4, de 28 de setembro de 2017, anexo V – Capítulo I.

Clique aqui e acesse a Ficha de Notificação de Leishmaniose Tegumentar Americana

Clique aqui e acesse a Ficha de Notificação de Leishmaniose Visceral

Leptospirose

É uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira presente na urina de ratos e outros animais, transmitida ao homem principalmente nas enchentes. Bovinos, suínos e cães também podem adoecer e transmitir a leptospirose ao homem.

A leptospirose faz parte da lista dos agravos de notificação compulsória imediata (até 24 horas), segundo a Portaria do GM/MS Nº 1.271 de 6 de junho de 2014

Clique e aqui a Ficha de Notificação de Leptospirose

Doença de Lyme

A doença de Lyme é uma doença causada pela picada de um carrapato contaminado pela bactéria Borrelia burgdorferi, levando ao aparecimento de uma mancha vermelha circular na pele, que aumenta ao longo do tempo. Por se tratar de uma doença rara em território brasileiro, caracteriza-se como agravo inusitado, sendo, portanto de notificação compulsória e investigação obrigatória.

Clique aqui e acesse Ficha de Notificação da doença de Lyme

Febre Maculosa e outras Riquetsioses

Doença transmitida pelo carrapato-estrela ou micuim, infectado pela bactéria Rickettsia rickettsii. O carrapato-estrela não é o carrapato comum, que encontramos geralmente em cachorros – a espécie Amblyomma cajennense, transmissora da doença, pode ser encontrada em animais de grande porte (bois, cavalos, etc.) cães, aves domésticas, gambás, coelhos e especialmente, na capivara.

No Brasil, a febre maculosa brasileira foi incluída na Lista Nacional de Doenças de Notificação Compulsória, do Ministério da Saúde, pela Portaria GM/MS nº 1.943, de 18 de outubro de 2001. A partir de 2007, a doença passou a integrar o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (versão Sinan NET).

Clique aqui e acesse a Ficha de Notificação de Febre Maculosa

Hantaviroses

Hantavirose é uma doença rara, que é causada por uma infecção do Hantavírus, um gênero de vírus com vários subtipos, sendo que todos são capazes de causar a doença. A transmissão da hantavirose se dá por meio de roedores. O vírus se aloja no organismo de ratos, por exemplo, e é transmitido para o ambiente por meio de sua urina e de suas fezes. Caso o ser humano inale os odores desses materiais ou sua pele entre em contato direto com essas substâncias, ele pode desenvolver a hantavirose.

Clique aqui e acesse a Ficha de Investigação da Hantavirose

Tétano Acidental e Neonatal

Tétano é uma infecção aguda e grave, causada pela toxina do bacilo tetânico (Clostridium tetani), que entra no organismo através de ferimentos ou lesões de pele e não é transmitido de um indivíduo para o outro. O tétano decorrente de acidentes se manifesta por aumento da tensão muscular geral. Quando os músculos do pescoço são atingidos, há dificuldade de deglutição.

Clique aqui e acesse a Ficha de Notificação de Tétano Acidental

Clique aqui e acesse a Ficha de Notificação de Tétano Neonatal

Atendimento: das 08 às 17h30

Endereço:  Rua Vitória Qd. 40 Lt. 04 – Jardim Belo Horizonte – Aparecida de Goiânia – Goiás CEP: 74.976-140

Telefone: (62) 3545-6061 / 6702

E-mail:  dengueaparecida@gmail.com / epidemiovetoresaparecida@gmail.com / epidemiozoonosesaparecida@gmail.com




Secretaria Municipal de Saúde
Rua Antônio Barbosa Sandoval, n°16, quadra 4, lote 1, APM 3, Centro – Aparecida de Goiânia – GO.
Telefone Geral: (62) 3545-5883

Imprensa