Em entrevista, servidora da SMS aborda a importância da prevenção da gravidez na adolescência

4 de fevereiro de 2019

Em referência à Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, celebrada no início de fevereiro, a Secretaria Municipal da Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) reforça a importância da temática para a cidade. Para tanto, a chefe de Ciclos de Vida do município, Amanda Faria, concedeu entrevista à Rádio Paz, no último dia 24, quando abordou as políticas públicas de Aparecida para a temática.

Segundo a servidora, a SMS está preocupada com os riscos que a gravidez precoce pode causar na  vida dos adolescentes: “A adolescência é um período da vida marcado por intensas fragilidades. Dificilmente, o público dessa idade procura nossas unidades de saúde. Por isso, temos desenvolvido ações em parceria a Secretaria de Educação, levando nossos profissionais às escolas para promover palestras e debates sobre o assunto”.

De acordo com dados apresentados por Amanda Faria, devido ao trabalho de conscientização realizado em Aparecida, o município já conseguiu reduzir o número de casos de gravidez na adolescência. “Em 2017, o Sistema Único de Saúde registrou 188 casos de adolescentes grávidas em nossa cidade. Em 2018, o número foi reduzido em mais de 50%, caindo para 92. Nossa expectativa é que neste ano possamos reduzir ainda mais”, afirmou.

Além da chefe de Ciclos de Vida da SMS, participaram da entrevista na Rádio Paz a advogada, Bárbara Cruvinel, e a enfermeira da área da saúde da mulher, Nara Letícia. Juntas, elas esclareceram diferentes aspectos envolvidos na gravidez na Adolescência.

Texto: Pabline Flaviane