Vacinação contra o HPV: Equipe da UBS Veiga Jardim imuniza estudantes da Escola Telma Regina

5 de dezembro de 2018

Com o objetivo de imunizar os adolescentes da Escola Municipal Telma Regina contra o papilomavírus humano, associado a diversos tipos de cânceres, nesta terça e quarta-feira, 4 e 5, equipe da UBS Veiga Jardim promove vacinação contra o HPV em estudantes do local. Meninas de 9 a 14 anos de idade e meninos de 11 a 14 anos estão sendo imunizados.

A iniciativa faz parte do Programa Saúde na Escola, que promove a integração dos profissionais de saúde e dos serviços oferecidos pela rede pública de saúde de Aparecida e o ambiente escolar. Nessa ação, tanto os adolescentes que já receberam a primeira dose da vacina quanto os que nunca se vacinaram contra o HPV estão sendo contemplados.

A vacina disponibilizada previne cânceres do colo uterino, vagina, vulva, pênis, garganta e ânus, verrugas genitais e infecções que estão diretamente relacionadas ao papilomavírus humano.

HPV

O HPV é transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas, principalmente por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. A definição da faixa etária para a vacinação visa proteger meninos e meninas antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o vírus.