Escola Municipal de Saúde Pública (EMSP) reúne instituições de ensino conveniadas para avaliar e planejar campos de prática


14 de outubro de 2019

Foto: Arquivo

Texto: Frederico Noleto

Durante os dias 17, 18 e 22 de outubro a Escola Municipal de Saúde Pública (EMSP) reunirá representantes de todas as instituições de ensino conveniadas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para avaliar os estágios curriculares obrigatórios (campos de práticas) realizadas no município e também realizar o planejamento para o próximo semestre letivo. A coordenadora da escola, Ana Valéria dos Santos Barroso, avalia que os investimentos realizados nos últimos anos fizeram de Aparecida uma verdadeira cidade universitária e que a Saúde é uma das áreas que acabaram sendo mais privilegiadas. “Essa parceria é boa para todos, principalmente pela grande demanda que há nas unidades. Ao ajudarmos na qualificação desses alunos junto às instituições, podemos diminuir essa demanda e tornar o atendimento cada vez mais humanizado” – pontua.

O secretário da pasta, Alessandro Magalhães, explica que o aumento significativo dos índices de satisfação e do bem estar social da população é resultado não apenas do conjunto de políticas públicas adotadas nos últimos anos mas também do esforço pessoal dos trabalhadores, estudantes e os demais profissionais envolvidos nos serviços oferecidos pela rede. “O perfil de nossos profissionais é de pessoas que querem se qualificar cada vez mais e o resultado disso é que temos um plantel de profissionais extremamente qualificados atuando no Sistema Único de Saúde (SUS) do município. A parceria com as universidades e faculdades das áreas de Medicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia, por exemplo, e de todas as outras que orbitam o universo da Saúde, é extremamente benéfica, principalmente para a população” – lembra.

Ana Valéria conta que ao final de cada semestre são realizados encontros com as instituições de ensino que utilizam os campos de prática da SMS para uma avaliação do desempenho. “Durante esses encontros preparamos um diagnóstico para o planejamento semestral para os estágios curriculares obrigatórios. A ideia é sempre melhorar o atendimento ao usuário do SUS”. Ela lembra ainda que para os estudantes é essencial poder prestar atendimento ambulatorial na ponta da rede e desta forma aprender de perto sobre os principais problemas que afligem a comunidade.

“Quanto mais investimento houver na área da saúde por parte do poder público, mais instituições se interessarão em implantar polos de ensino na cidade e a população só tem a ganhar” – completa. No primeiro a diretoria da SMS se reunirá com representantes das instituições de ensino técnico. No segundo, com representantes de instituições de ensino de graduação e no terceiro com os de pós-graduação. A Escola Municipal de Saúde Pública (EMSP) fica na Avenida Vicente de Paula Souza, número 251, Centro. Maiores informações pelo telefone 3545-9998.

Fonte: Camila Godoy




Secretaria Municipal de Saúde
Rua Antônio Barbosa Sandoval, n°16, quadra 4, lote 1, APM 3, Centro – Aparecida de Goiânia – GO.
Telefone Geral: (62) 3545-5883

Imprensa