Gestores da SMS discutem ações de combate à dengue em Aparecida de Goiânia

20 de fevereiro de 2019

Foto: Pabline Flaviane

Em alerta com o fim do período chuvoso na cidade, época propícia à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças, a Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) tem intensificado os trabalhos de prevenção ao vetor. As ações foram apresentadas e discutidas durante a reunião do Comitê Municipal de Investigação de Óbitos e Controle da Dengue, na manhã desta nesta terça-feira, 19, na sede da Vigilância Epidemiológica de Aparecida. Gestores das unidades de Urgência, Assistência Farmacêutica e Laboratorial, Superintendência de Vigilância em Saúde e coordenadores da SMS participaram do encontro.

Na ocasião, os gestores discutiram a situação epidemiológica da dengue em Aparecida e traçaram medidas de intervenção para a redução de casos da doença e óbitos decorrentes a ela, no município. “As reuniões do Comitê ocorrem quinzenalmente, durante todo o ano, para que possamos acompanhar a realidade das unidades de saúde de Aparecida, além de pensar estratégias para o fortalecimento do monitoramento da dengue no município e ações de prevenção. Assim, evitamos ser surpreendidos por uma epidemia”, explicou a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SMS, Luzia dos Santos Oliveira.

Segundo dados apresentados pelo grupo, este ano, Aparecida de Goiânia já registrou 1.700 casos de dengue. Os bairros que mais apresentaram notificações da doença foram Jardim dos Buritis, Santa Luzia, Buriti Sereno, Jardim Nova Era e Jardim Olímpico.

Prevenção

Para auxiliar no combate ao Aedes aegypti, a SMS realiza visitas periódicas aos imóveis da cidade, onde desenvolve ações educativas e de fiscalização de possíveis focos do mosquito, além atividades educativas em escolas, empresas e organizações da sociedade civil. A cidade disponibiliza ainda o aplicativo “Xô Aedes”, por meio do qual a população realiza denúncias de focos de dengue, para limpeza e outras providências. As denúncias também podem ser realizadas pelo “Disque dengue”, por meio do telefone 0800-646-2500.

“Nesta semana, uma mobilização está ocorrendo nos bairros Veiga Jardim, Papillon Park, American Park, Terra Prometida e Parque Industrial Santo Antônio. Cerca de 60 agentes de endemias estão visitando todos os imóveis da região e conversando com a população sobre os riscos e cuidados para identificar e acabar com possíveis criadouros do mosquito. Nós precisamos do apoio de todos os moradores”, afirmou coordenador de Vigilância Ambiental da SMS, Iron Pereira

Texto: Pabline Flaviane