Grupo de tabagismo da UBS Anhambi realiza primeiro encontro nesta quinta, 13

13 de setembro de 2018

Foto: Divulgação

Agora os moradores de Aparecida de Goiânia atendidos pela UBS Anhambi já contam com o apoio de um Grupo de Tabagismo para auxiliar quem deseja abandonar o hábito de fumar. O primeiro encontro do grupo ocorreu na tarde desta quinta-feira, 13. A reunião é a primeira de um tratamento que tem duração de seis meses. 19 pessoas da região, que já haviam manifestado interesse no programa, participaram do encontro.

Os grupos de tabagismo do município compõem o Programa de Cessação ao Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que também oferece acompanhamento com equipe multiprofissional e disponibiliza medicamentos aos participantes. Cada grupo promove 15 encontros regulares e outras duas reuniões de apoio, que são realizadas em até dois anos. Nos dois primeiros meses, as reuniões são semanais, no terceiro e quarto meses são quinzenais, no quinto e sexto meses são mensais. Após a 4º reunião os pacientes passam por consulta médica mensal e têm acesso a medicamentos, adesivos e gomas de nicotina. Cerca de 90% de quem conclui o programa deixa de fumar.

Quem estiver interessado na proposta deve ligar para o telefone (62) 3545-6070 e se informar. Os profissionais da SMS organizam uma lista e entram em contato com os interessados assim que um novo grupo for iniciado na região de abrangência do morador.  A população também pode procurar diretamente uma UBS e se informar.