Hospital Municipal reforça Campanha Nacional de Combate à Desnutrição Hospitalar

4 de junho de 2019

Foto: Divulgação

Para chamar a atenção para os riscos e prevenir a desnutrição, frequentemente encontrada no ambiente hospitalar e que pode prejudicar os tratamentos e aumentar em até três vezes o tempo de internação do paciente, o serviço de Nutrição do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) realizará atividades sobre o tema. A iniciativa faz parte da mobilização do Dia D nacional de combate à Desnutrição Hospitalar, celebrado na próxima quinta-feira, 6 de junho.

Os profissionais do HMAP vão atuar com foco no combate à desnutrição hospitalar e infantil. Na terça, 4, a equipe de nutrição desenvolverá atividades interativas de educação nutricional com 150 crianças do 1º e 2º anos da Escola Municipal de Tempo Integral (EMEI) Professora Vinovita Guimarães da Silva. O objetivo é o de reforçar as escolhas alimentares com valores nutricionais ainda na infância, prevenindo também a desnutrição infantil.

Já no dia 5 os trabalhos serão realizados no Hospital destacando os 11 passos da Campanha “Diga Não à Desnutrição” da Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (Braspen). Os profissionais da unidade serão capacitados para prevenir a desnutrição hospitalar. No encerramento, no dia 6, os trabalhos serão na ala pediátrica do Hospital, para orientar os profissionais quanto aos 11 passos da campanha “Diga Não à Desnutrição kids”, também da Braspen.

Na data ainda haverá uma oficina de culinária no refeitório infantil onde as crianças vão preparar, sob supervisão dos acompanhantes e de nutricionistas, uma saborosa salada de frutas. Ao mesmo tempo, os pequeninos ouvirão, de forma lúdica, orientações para uma alimentação saudável.

Prevenção e diagnóstico precoce

O secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães, alerta que a desnutrição hospitalar tem que ser prevenida e diagnosticada precocemente para prevenir complicações na saúde do paciente: “Ela prejudica a evolução clínica, principalmente em crianças, idosos e pacientes críticos. Além disso, aumenta o risco de mortalidade e os custos hospitalares”, ressalta. Segundo dados da Braspen, o percentual atual de pacientes internados desnutridos pode chegar a 60% em todo o País.