Infecções Sexualmente Transmissíveis / HIV/ Aids / Hepatites Virais


O Programa Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV/Aids e Hepatites Virais tem por finalidade a observação e análise permanente da situação epidemiológica das IST, do HIV/aids, das hepatites virais e coinfecções, articulando-se as informações relevantes nos processos de formulação, gestão e avaliação das políticas e ações públicas de importância estratégica, com foco na promoção, prevenção e recuperação da saúde.

O Programa executa diversas estratégias de diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos casos, entre elas:

  1. Testagem rápida de HIV, sífilis, hepatite B e C, através do Centro de Testagem e Aconselhamento Itinerante (CTAI), em diversos locais no município como foco nos grupos prioritários;
  2. Investigação dos casos de aids,  HIV em gestantes, parturientes ou puérperas e crianças expostas ao risco de transmissão vertical do HIV, sífilis em gestante, sífilis congênita e hepatites virais;
  3. Distribuição de insumos de prevenção e diagnóstico (como preservativos masculinos, femininos e auto testes de HIV); 
  4. Encaminhamentos para atendimentos no Serviço de Assistência Especializado (SAE) para acompanhamento dos casos diagnosticados;
  5. Orientação e encaminhamento para o uso de Profilaxia Pós Exposição (PEP) e Profilaxia Pré-Exposição (PREP);
  6. Educação em saúde;
  7. Incentivo e apoio às testagens rápidas de HIV, sífilis, hepatite B e C nas diversas unidades de saúde.

Clique aqui e acesse o link da capacitação do Ministério da Saúde referente à realização de testes rápido de HIV, Sífilis e Hepatites B e C

● INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Elas são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação.

Existem diversos tipos de infecções sexualmente transmissíveis, mas os exemplos mais conhecidos são:

HIV/AIDS

A AIDS é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV é a sigla em inglês). Esse vírus ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças.

Os pacientes soropositivos, que têm ou não AIDS, podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.

Clique aqui e acesse a Ficha de Investigação de AIDS

Clique aqui e acesse a Ficha de Investigação de AIDS em menores de 13 anos

Clique aqui e acesse a Ficha de Investigação de Gestante

Hepatites virais

As hepatites virais são causadas pelos vírus A, B e C, e ainda, com menor frequência, o vírus da hepatite D e o vírus da hepatite E. Trata-se de uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Entretanto, quando presentes, elas podem se manifestar como: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Clique aqui e acesse a Ficha de Investigação de Hepatites Virais

Sífilis

É uma IST causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária) e pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada ou ser transmitida para a criança durante a gestação ou parto, denominada sífilis congênita.

Clique aqui e acesse a Ficha de Notificação de Sífilis

Clique aqui e acesse a Ficha de Investigação de Sífilis em Gestante

Clique aqui e acesse a Ficha de Investigação de Sífilis Congênita

HPV

O HPV (Papilomavírus Humano) é um vírus que infecta pele ou mucosas (oral, genital ou anal), tanto de homens quanto de mulheres, provocando verrugas anogenitais (região genital e no ânus) e câncer, a depender do tipo de vírus.

HTLV

O HTLV (Vírus Linfotrópico de Células T Humanas) é um retrovírus humano oncogênico causador de doença infecciosa. Esse vírus infecta principalmente as células do sistema imunológico (LTCD4+) e possui a capacidade de imortalizá-las, fazendo assim com que essas percam sua função de defender nosso organismo.

Herpes genital

A herpes é uma infecção causada pelo Herpes simplex vírus. O contato com o vírus ocorre geralmente na infância, mas muitas vezes a doença não se manifesta nesta época. O vírus atravessa a pele e, percorrendo um nervo, se instala no organismo de forma inativa, até que venha a ser reativado. A reativação do vírus pode ocorrer devido a diversos fatores desencadeantes, tais como: exposição à luz solar intensa, fadiga física e mental, estresse emocional, febre ou outras infecções que diminuam a resistência orgânica.

Existem dois tipos de vírus causadores do herpes genital. Embora os HSV-1 e HSV-2 possam provocar lesões em qualquer parte do corpo, há predomínio do tipo 2 nas lesões genitais e do tipo 1 nas lesões periorais.

Cancro mole (cancróide)

Infecção causada pela bactéria Haemophilus ducreyi, sendo mais frequente em países tropicais. Podem causar feridas múltiplas e dolorosas de tamanho pequeno com presença de pus, que aparecem com frequência nos órgãos genitais (ex.: pênis, ânus e vulva), também podem aparecer nódulos (caroços ou ínguas) na virilha.

Donovanose

É uma IST crônica progressiva, causada pela bactéria Klebsiella granulomatis. Acomete preferencialmente a pele e mucosas das regiões da genitália, da virilha e do ânus. Causa úlceras e destrói a pele infectada. É pouco frequente, ocorrendo na maioria das vezes em climas tropicais e subtropicais.

Gonorreia e infecção por Clamídia

São IST causadas por bactérias (Neisseria gonorrhoeae e Chlamydia trachomatis, respectivamente). Na maioria das vezes estão associadas, causando a infecção que atinge os órgãos genitais, a garganta e os olhos. Os sintomas mais frequentes causados por essas infecções são, na mulher, corrimento vaginal com dor no baixo ventre, e nos homens, corrimento no pênis e dor ao urinar.

Linfogranuloma venéreo (LGV)

O linfogranuloma venéreo (LGV) é uma infecção crônica causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, que atinge os órgãos genitais e os gânglios da virilha. É popularmente conhecida como “mula”.

Tricomoníase

É uma IST causada por um protozoário, o Trichomonas vaginalis, encontrado com mais frequência na genitália feminina. Causa corrimento amarelado, amarelo-esverdeado ou acinzentado com mau cheiro, geralmente lembrando peixe. Às vezes ocorre prurido, sangramento após relação sexual, dor durante relação sexual e dor ao urinar.

● CENTRO DE TESTAGEM E ACONSELHAMENTO ITINERANTE (CTAI)

Aparecida de Goiânia é a primeira cidade de Goiás a ter um Centro de Testagem e Aconselhamento Itinerante (CTAI). O serviço funciona em um micro-ônibus que oferece testagem gratuita para diagnóstico de HIV/aids, sífilis e hepatites B e C, com atividade extramuros priorizando locais com difícil acesso aos serviços de saúde: populações vulneráveis, empresas/indústrias, aumentando o diagnóstico e tratamento precoce dos agravos.

Atendimento: das 08h às 17h30

Endereço:  Rua Vitória Qd. 40 Lt. 04 – Jardim Belo Horizonte – Aparecida de Goiânia – Goiás CEP: 74.976-140

Telefone: (62) 3545-6514

E-mail:  dstaids.aparecida@gmail.com

Serviços de apoio ao Programa IST

1. CENTRO DE TESTAGEM E ACONSELHAMENTO (CTA)

Realiza testagem rápida gratuita para HIV/aids, sífilis e hepatites B e C.

2. SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA ESPECIALIZADO (SAE)

É um serviço responsável pela assistência ambulatorial às pessoas vivendo com HIV/aids, sífilis, hepatites B e C e outras IST, que presta atendimento integral e de qualidade aos pacientes, por meio de uma equipe multidisciplinar.

Atendimento: das 08h às 17h30

Endereço:  Av. C – Jardim Boa Esperança, Aparecida de Goiânia – GO, 74960-090;

Telefone: (62) 3594-1018

E-mail:  saeaparecida@gmail.com




Secretaria Municipal de Saúde
Rua Antônio Barbosa Sandoval, n°16, quadra 4, lote 1, APM 3, Centro – Aparecida de Goiânia – GO.
Telefone Geral: (62) 3545-5883

Imprensa