Intoxicação exógena


A Vigilância em Saúde de populações expostas a contaminantes químicos tem como objetivo o desenvolvimento de ações de vigilância em saúde de forma a adotar medidas de promoção, prevenção contra doenças e agravos e atenção integral à saúde das populações expostas a contaminantes químicos. Essa área trabalha na vigilância dos contaminantes químicos que interferem na saúde humana e nas interrelações entre o homem e o ambiente, buscando articular ações integradas de saúde voltadas a prevenção e promoção.

A Portaria n° 204 de 17/02/2016 estabeleceu que as intoxicações exógenas (por substâncias químicas, incluindo agrotóxicos, gases tóxicos e metais pesados), devem ser tratadas como um agravo à saúde de notificação compulsória semanal. Este componente da vigilância das intoxicações exógenas fornece as informações tanto para o acompanhamento dos casos individualmente, como para a identificação do perfil epidemiológico da população atingida pelas intoxicações.

Atenção!

1.            A notificação deverá ser feita pela unidade de saúde que realizou o atendimento. Na necessidade de remoção do paciente com suspeita de intoxicação, todas as informações referentes ao caso deverão acompanhá-lo ao serviço de destino.

2.            Quando a intoxicação exógena estiver associada à tentativa de suicídio, o caso deve ter duas fichas de investigação preenchidas: a Ficha de Investigação de Intoxicação Exógena e a Ficha de Notificação de Violência Interpessoal e Autoprovocada.

3.            Quando a intoxicação exógena estiver associada ao trabalho, o caso deve ter duas fichas de investigação preenchidas: a Ficha de Investigação de Intoxicação Exógena e a Ficha de Notificação de Acidente de Trabalho.

4.            Sempre junto com a ficha de investigação o profissional deverá preencher a ficha de notificação compulsória (pequena) e transpor o número da mesma para o campo (Nº SINAN).

●             CENTRO DE INFORMAÇÃO TOXICOLÓGICA (CIT)

A população goiana e os profissionais de saúde têm à disposição uma unidade especializada em repassar informações precisas sobre as condutas e procedimentos a serem adotados para os diversos tipos de intoxicações. O Centro de Informação Toxicológica (CIT) da Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) funciona 24 horas por dia, durante toda a semana. Os atendimentos são feitos por meio do telefone 0800-646-4350. A ligação é gratuita.

Clique aqui e acesse a Ficha de Investigação de Intoxicação Exógena

Clique aqui e acesse a Ficha de Notificação de Violência Interpessoal e Autoprovocada

Clique aqui e acesse a Ficha de Notificação de Acidente de Trabalho

Atendimento: das 8h às 17h30

Endereço:  Rua Vitória Qd. 40 Lt. 04 – Jardim Belo Horizonte – Aparecida de Goiânia – Goiás CEP: 74.976-140

Telefone: (62) 3545-6706

E-mail:  intoxicacaoexogenaapcda@gmail.com




Secretaria Municipal de Saúde
Rua Antônio Barbosa Sandoval, n°16, quadra 4, lote 1, APM 3, Centro – Aparecida de Goiânia – GO.
Telefone Geral: (62) 3545-5883

Imprensa