Maternidade Marlene Teixeira realiza Dia D do Aleitamento Materno

21 de agosto de 2023

Foto: Michel Abdallah

Evento teve o objetivo de conscientizar as mães e responsáveis sobre a importância da amamentação para a saúde de mães e filhos

A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) promoveu, na manhã desta quarta-feira, 9, o evento Agosto Dourado: Dia D do Aleitamento Materno, na Maternidade Marlene Teixeira (MMT). A iniciativa foi direcionada para as pacientes internadas, as que buscavam atendimento de urgência e aquelas que foram se consultar no ambulatório ou fazer ultrassons, além de seus acompanhantes. O Dia D contou com palestras de conscientização sobre o tema em alusão ao mês no qual se celebra a Semana Mundial do Aleitamento Materno.

O evento reforçou a mobilização internacional Agosto Dourado, campanha criada em 1992 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e respaldada no Brasil pelo Ministério da Saúde (MS) e pela Sociedade Brasileira de Pediatria, dentre outras instituições.

Alimento completo e protetor

Segundo a diretora geral da MMT, Grazzielle Rodrigues, essas atividades educativas fortalecem o vínculo entre as mães e seus filhos e os profissionais de Saúde: “Eventos assim contribuem para que os bebês tenham uma alimentação saudável e as mães exerçam a amamentação com mais tranquilidade e segurança. O leite materno é o nutriente mais importante e previne contra infeções e várias patologias que podem surgir ao longo da vida. ”

“Ele deve ser o único alimento do bebê até os seis meses de vida e a partir daí podem ser inseridas outras comidas. Se necessário, a mãe deve procurar uma de nossas unidades básicas (UBS’s) para receber as orientações sobre essa nova alimentação. Vale lembrar que a amamentação, para a mãe, pode até prevenir hemorragias pós-parto, auxilia no equilíbrio hormonal e consolida o vínculo essencial com o bebê”, acrescentou Grazzielle. Nesse sentido, o diretor administrativo da MMT, Luiz Roberto Florentino, apontou que a amamentação também é positiva para as mães por ajudar a evitar males como os cânceres de mama e de ovário.

À frente da organização do Dia D, o diretor técnico da MMT, Victor de Jesus Florentino, afirmou que o leite materno é um direito de todos os bebês e enfatizou que o alimento tem todas as proteínas, vitaminas e sais minerais necessários à formação da criança em sua fase inicial. “Por tudo isso, esse é um evento muito relevante que realizamos anualmente, para além das atividades rotineiras de orientação, que são permanentes”, afirmou Victor.

Desafio que vale a pena

A médica Gabriela de Souza Castro Vieira, coordenadora de Pediatria da SMS, que está grávida de 7 meses do primeiro filho, Eduardo, contou que a amamentação “é um desafio. Às vezes, romantizam esse ato, mas é preciso encará-lo com seriedade e saber que não é tão simples, embora seja muito compensador e valer a pena. Nos primeiros dias realmente é complicado, pode ser difícil, mas é fundamental. Ainda não temos atualmente e eu acredito que nunca teremos uma fórmula tão rica e completa quanto a do leite materno. ”

Para Ster Gomes, mãe do pequeno Jhon, que nasceu no último 31 de julho na MMT, a amamentação foi complicada no início, mas agora representa um alívio e fonte de alegria para ela e o bebê: “No começo eu estava muito ansiosa, tive dificuldade para colocar ele no seio. Então meu peito empedrou e eu sentia muita dor, chorava, fiquei apavorada, tive até bolhas no local. Quando finalmente consegui, com a ajuda dos profissionais, foi maravilhoso, incrível. Eu só via o sorrisinho dele para mim.”

Já Sátilla Leite da Luz, que teve o filho Isaac há 4 meses na MMT, e também é mãe de Ana Luiza, de 2 anos, demonstrou ser uma defensora da amamentação adequada: “Sei que a gente tem que amamentar, e até os seis meses dar só o leite materno para criar anticorpos nas crianças. Tem gente que fala que as crianças veem certos alimentos e têm vontade de comer, mas não sentimos vontade de comer coisas que nunca experimentamos!”. Ela recomendou às mães que “se os profissionais de saúde falam para a gente que só devemos dar o leite no primeiro semestre de vida, temos que seguir o que a medicina fala.”

Onde buscar orientação em Aparecida

A equipe da Maternidade salientou que as mães e gestantes de Aparecida que têm dúvidas em relação ao aleitamento, que têm alguma dificuldade ou receio, devem procurar, no ano inteiro, as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) ou a própria MMT. Nesses locais, as equipes podem sanar dúvidas, ajudar e promover a amamentação e assim fortalecer a saúde e o bem-estar das mães e das crianças. No caso dos pequeninos, o leite materno contribui até para evitar doenças como a diabetes e a hipertensão, dentre outras.