Membros do Ministério Público e da Defensoria Pública de Goiás conhecem o Hospital Municipal de Aparecida

28 de janeiro de 2019

Foto: Camila Godoy

Com o objetivo de conhecer a infraestrutura do Hospital Municipal de Aparecida (HMAP), inaugurado no final de dezembro de 2018, membros do Ministério Público e da Defensoria Pública de Goiás visitaram a unidade, com capacidade para realizar internações e cirurgias, na última quinta-feira, 3. Eles conheceram os espaços e equipamentos do HMAP, bem como o seu cronograma de funcionamento, além de conversar com membros da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e da Diretoria do Hospital sobre o atendimento à população.

O Secretário da Saúde, Alessandro Magalhães, conduziu a visita técnica e explicou o fluxo de atendimento da unidade. “O Hospital tem 230 leitos, sendo 30 UTI´s, 20 leitos destinados à urgência e 180 apartamentos, que atenderão pacientes regulados. Serão oferecidas ainda cirurgia geral, pediátrica, ortopédica, cardíaca e urológica. Temos analisado também a possibilidade de realizar cirurgias eletivas na unidade”, destacou.

O promotor de Justiça de Goiás, Reuder Cavalcante Mota, solucionou diversas dúvidas durante a visita e enfatizou a importância da manutenção do HMAP: “Estou impressionado com a estrutura física e a qualidade dos equipamentos do Hospital. Desejo todo sucesso à Saúde do município e espero que o atendimento à população seja beneficiado. Precisamos priorizar a conservação desse patrimônio. O hospital é público e o cuidado com ele é responsabilidade de todos, administração pública e sociedade”.

A defensora pública, Tatiana Bronzato, ficou entusiasmada com a capacidade de atendimento do Hospital, que irá realizar cerca de 1,2 mil atendimentos de urgência e emergência, mais de 900 internações, 11 mil atendimentos ambulatoriais e 25 mil exames, todos os meses. “Estou acompanhando casos envolvendo a Saúde de Aparecida desde novembro do ano passado. Apesar do curto período, percebi que um dos problemas que mais atingem a população é o tempo de espera para liberação de leito em UTI. Desejo que com o Hospital, esse atendimento seja mais ágil”, pontuou.

A médica e diretora técnica do HMAP, Kátia Michelle Bomfim, falou sobre os serviços já realizados na unidade e o cronograma de funcionamento. “Iniciamos o  atendimento ambulatorial de clínica médica e cirúrgica no dia seguinte à inauguração. Na próxima semana, iniciaremos as internações e cirurgias. Estarão em funcionamento 60 leitos de enfermaria clínica, 20 leitos de UTI adulta, 20 leitos de urgência, duas salas cirúrgicas, laboratório clínico, radiologia, ultrassonografia, endoscopia e exames de diagnóstico”, pontuou.

O médico e diretor Geral do Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH), Organização Social que administra o HMAP, Nasser Rodrigues Tannus, também participou da visita e explicou sobre a contratação de profissionais que atuarão no Hospital: “Iniciaremos na segunda-feira, 28, as inscrições para o processo seletivo de contratação de colaboradores”.  Já o diretor de Avaliação e Controle da SMS, Luciano Moura, abordou as informações técnicas sobre a regulação de vagas da unidade: “Além de atender todos os moradores da cidade, o HMAP ainda será referência para 55 municípios da região Centro-Sul”.