Palestra aborda funcionamento da Rede de Saúde Mental de Aparecida de Goiânia

13 de fevereiro de 2019

Para fechar a programação especial do Janeiro Branco, mês dedicado à Saúde Mental, a Secretaria Municipal da Saúde de Aparecida promoveu palestra sobre a importância dos cuidados e de tratamentos para a área. O evento, aberto ao público, ocorreu na noite da quinta-feira, 31, no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) Vera Cruz, com a presença de profissionais da rede pública de saúde.

A psicóloga da SMS, Edneia Glória, apresentou os serviços da Rede de Saúde Mental do município e solucionou dúvidas da plateia sobre como acessar os atendimentos oferecidos. “Nosso trabalho envolve acolhimento, atendimento ambulatorial médico e psicológico e grupos psicoeducativos. Nosso objetivo é oferecer atendimento humanizado, conforme a necessidade de cada um”, explicou.

O médico psiquiatra da SMS, Flávio da Paz, também ministrou palestra sobre “A habilidade de viver bem”. Segundo ele, usuários de álcool e outras drogas e pessoas com transtornos mentais, direitos violados e em situação de vulnerabilidade social precisam de atendimento especializado. “Para receber esse público, Aparecida conta com quatro Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), uma Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil (UAI), um Núcleo de Cuidados em Saúde Mental, uma Emergência Psiquiátrica e uma equipe de Consultório na Rua”, pontuou.

De acordo com os palestrantes, a política de saúde mental desenvolvida em Aparecida está de acordo com o modelo instituído pelo Ministério da Saúde, que investe na ampliação do acesso à atenção psicossocial da população e na promoção de vínculos das pessoas. Segundo os profissionais, no Brasil, por muito tempo, o tratamento aos pacientes de Saúde Mental foi baseado no isolamento em hospitais psiquiátricos, gerando assim um grande contingente de pessoas afastadas por longo tempo do convívio social e que precisam de especial apoio para sua reinserção na sociedade.