23 de maio de 2025
Texto: Polliana Martins
A estratégia será iniciada nesta segunda, 26, com foco nos adolescentes de 15 a 19 anos não imunizados para ampliar a cobertura vacinal e prevenir cânceres associados ao papilomavírus humano
A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), lança uma iniciativa de resgate dos não imunizados com a vacina contra o HPV. A ação visa ampliar a cobertura vacinal entre adolescentes de 15 a 19 anos que perderam a oportunidade de se imunizar contra o papilomavírus humano (HPV), prevenindo complicações graves como câncer do colo do útero, pênis, ânus, orofaringe e verrugas genitais.
Segundo estimativas da SMS, cerca de 22.045 jovens não foram vacinados na faixa etária mencionada — sendo 14.467 do sexo masculino e 7.578 do sexo feminino. A meta da ação é vacinar ao menos 90% desse público até o fim da campanha.
“Essa vacinação contra o HPV é muito importante, segura e gratuita. Países com alta cobertura vacinal já conseguiram reduzir em mais de 80% os casos de câncer de colo do útero e praticamente eliminar as verrugas genitais. Trabalhamos para atingir isso”, afirma o secretário de Saúde Alessandro Magalhães.
Ações e locais de vacinação
A campanha envolve as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) com funcionamento das salas de vacina das 7h30 às 16h30 de segunda a sexta-feira, além da instalação de postos volantes em locais estratégicos no período noturno, das 18h às 22h. Serão utilizados mais de 35 pontos fixos em bairros de todo o município, além de praças, centros culturais e outros locais de grande circulação para alcançar o maior número possível de jovens. A Central de Imunização funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 18h30, e, aos sábados, das 7h30 às 13h. Os postos de imunização não funcionam em feriados e pontos facultativos.
Confira as salas de vacinas fixas:
Público-alvo
Além de adolescentes de 9 a 14 anos, para os quais a vacina contra o HPV já é oferecida rotineiramente, a estratégia contempla adolescentes e jovens de 15 a 19 anos não vacinados, e grupos prioritários, como:
Pessoas vivendo com HIV, transplantados, pacientes oncológicos (9 a 45 anos);
Vítimas de violência sexual (15 a 45 anos);
Usuários de PrEP (15 a 45 anos);
Pacientes com Papilomatose Respiratória Recorrente a partir dos 2 anos.
Postos volantes – 26 a 30 de maio de 2025, das 18h às 22h
26/05 (segunda-feira): Colina Azul (Praça Sabiá) e Garavelo (Praça da Juventude)
27/05 (terça-feira): CEU das Artes Vera Cruz e CEU Parque Flamboyant
28/05 (quarta-feira): Praça Madre Germana e Aparecida PREVI
29/05 (quinta-feira): Nova Olinda (Vigilância Epidemiológica) e Parque das Nações
30/05 (sexta-feira): Assentamento Marília Mendonça e Praça da Matriz (Centro)
O superintendente de Vigilância em Saúde, Iron Pereira, destaca: “Vacinar é um ato de responsabilidade com a própria saúde e com o coletivo. Estamos empenhados em proteger nossos jovens de doenças que podem ser evitadas com a vacinação. ”
A Chefe da Central de Imunização, Elizia Cerqueira, reforça que “há aproximadamente 7 milhões de adolescentes de 15 a 19 anos não vacinados contra o HPV em todo o Brasil. Em Aparecida, vamos ao encontro deles com uma estratégia ampla e baseada em evidências científicas. ”
Fonte: Camila Godoy
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Antônio Barbosa Sandoval, n°16, quadra 4, lote 1, APM 3, Centro – Aparecida de Goiânia – GO.
Telefone Geral: (62) 3545-5883