Prefeitura de Aparecida realiza repasse financeiro para a APAE da cidade

4 de julho de 2023

Foto: Wigor Vieira

Texto: Camila Godoy

Instituição oferta assistência às pessoas com deficiência intelectual ou deficiência múltipla

Nesta terça-feira, 04 de julho, a Prefeitura realizou o repasse financeiro de 103 mil reais para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Aparecida de Goiânia (APAE), instituição que oferece assistência gratuita às pessoas com deficiência intelectual ou deficiência múltipla. Para celebrar a parceria, o prefeito Vilmar Mariano, acompanhado da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Sulnara Santana, e do secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, entregou um cheque simbólico ao presidente da APAE, Lúcio Rodrigues, e à diretora Cristiane Magalhães. O repasse foi oficializado durante a manhã de hoje, na Cidade Administrativa.

O recurso é oriundo do Ministério da Saúde, que por meio da portaria nº 96, de 7 de fevereiro de 2023, estabeleceu os parâmetros para a definição do auxílio financeiro às entidades privadas sem fins lucrativos que complementam o Sistema Único de Saúde (SUS), como é o caso da APAE. O documento permitiu ao município de Aparecida um repasse máximo de R$103.161,18, que foi cumprido integralmente pela Prefeitura. Atualmente, a Associação atende e acompanha 160 pessoas com deficiência.

“Fico muito feliz em entregar esse recurso para uma instituição que tanto auxilia a população. Vocês já fazem um trabalho excepcional e eu quero contribuir cada vez mais. Sei que existem outras demandas, como a necessidade de uma nova área, e eu vou correr atrás de parcerias público-privadas para auxiliá-los na continuidade desse trabalho. Contem sempre comigo e com a Prefeitura de Aparecida”, afirmou o prefeito Vilmar.

O secretário Alessandro Magalhães explicou que a destinação do recurso foi sinalizada pelo Governo Federal e que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) prontamente realizou todos os trâmites necessários para garantir o repasse integral à APAE: “O prefeito Vilmar é muito sensível às necessidades da Associação e determinou o nosso esforço para contribuir o máximo possível com o trabalho de vocês. Inclusive, nos colocamos à disposição para firmarmos novos projetos e ampliar as parcerias”.

A secretária de Assistência Social, Sulnara Santana, destacou a importância de fortalecer a defesa dos direitos das pessoas com deficiência. “É necessário garantir a sustentabilidade de iniciativas que lutam pela inclusão social e pela melhora da qualidade de vida das pessoas com deficiência. Uma missão que tem sido cumprida com muito êxito pela APAE de Aparecida, instituição filantrópica, de caráter cultural, educacional e assistencial”, reforçou.

O presidente Lúcio Rodrigues comemorou o repasse e falou sobre os planos para aplicação dos recursos: “Já estamos com o projeto de reforma da Clínica Multiprofissional da Associação prontinho, só aguardando a vinda dessa contribuição para iniciar as obras e aquisição de equipamentos”. O local oferta atendimento em fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, terapia ocupacional, psiquiatria e em assistência social.

Acompanhada da filha Serena, de 1 ano e 9 meses, e do filho Ryan, 18, a diretora Cristiane Magalhães agradeceu o apoio da Prefeitura. “Somos a única instituição da cidade destinada à assistência de pessoas com deficiência intelectual ou deficiência múltipla, de todas as idades, e sabemos da sensibilidade da gestão municipal com o nosso trabalho. Nossa demanda aumenta a cada dia e precisamos muito do apoio de vocês”, afirmou. Ao segurar o cheque e posar para a foto oficial, ela completou: “Não vejo a hora de fazer mais fotos assim. Esse recurso ajudará bastante”.