Prefeitura recolhe mais de 38 mil carcaças de pneus e destina material à reciclagem

14 de janeiro de 2019

Foto: Divulgação

Na última semana, a SMS de Aparecida e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano realizaram uma força-tarefa de limpeza para recolher carcaças de pneus descartadas incorretamente na cidade. O material serve como criadouro do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, zika e chikungnya. Em três dias de ação, a Prefeitura recolheu mais de 38 mil pneus, que foram levados à empresa de reciclagem.

Segundo dados da Coordenação de Vigilância Ambiental da SMS, 80% do material recolhido foi encontrado em borracharias. “Como realizamos esse trabalho várias vezes ao longo do ano e estamos sempre conversando com a população sobre a importância da destinação correta dos pneus no combate à dengue, conquistamos a confiança de centenas de donos de borracharias, que guardam o material para nossas equipes”, afirmou o coordenador Iron Pereira.

De acordo com o gestor, os bairros onde as equipes mais encontraram o material foram Buriti Sereno, Goiânia Park Sul, Papilon Park e Garavelo. “Cerca de 80 servidores percorreram borracharias, praças, avenidas e terrenos baldios em toda a cidade, orientando a população e recolhendo as carcaças”, destacou.

Trabalho contínuo

A força-tarefa para recolhimento de pneus descartados incorretamente foi finalizada na última semana, mas o trabalho realizado pela Prefeitura continua. Durante todo o ano, a população pode realizar denúncias de focos de dengues pelos números do Disque Dengue: 0800-646-2500 e 3545-4819, ou pelo aplicativo “Xô Aedes”, por meio dos quais os moradores informam o endereço e os agentes da Prefeitura realizam visitas aos locais.