Profissionais de Aparecida apresentam experiências do município em encontro goiano de Saúde Mental

17 de outubro de 2023

Foto: Arquivo pessoal

Profissionais da Rede de Saúde Mental de Aparecida de Goiânia participaram do “V Encontro Goiano de Saúde Mental”, realizado de 09 e 11 de outubro, na cidade de Pirenópolis. O evento, promovido pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e parceiros, reuniu profissionais de todo o estado para discutir o panorama atual da atenção à saúde mental.

Na ocasião, os representantes de Aparecida de Goiânia apresentaram trabalhos científicos sobre as experiências vivenciadas na Rede de Saúde Mental do município. Os temas abordados incluíram acolhimento familiar, atendimento a pessoas com transtorno mental grave, saúde mental na atenção primária e desafios da formação profissional.

A coordenadora de saúde mental de Aparecida, Eurides Pinho, ministrou palestra sobre “Medicalização da Infância e Adolescência e o cuidado na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS)”. Segundo ela, o evento foi importante para a qualificação dos profissionais e, consequentemente, da assistência no município.

“Foi fantástico compartilhar nossas experiências exitosas e também das desafiadoras. Aprendemos muito com esse compartilhamento entre as redes de saúde mental dos municípios. Saímos daqui certos de que todos enfrentam desafios, mas que com o comprometimento das equipes e gestão podemos nos superar diariamente e entregar a melhor assistência possível aos moradores de Aparecida. Temos muito orgulho do nosso trabalho”, enfatizou.

As psicólogas Aline de Oliveira e Sônia Messias; a farmacêutica Sônia Cândido; o musicoterapeuta Marcus Galvão; as coordenadoras Daniela Ruskaya, Lindarci Assis e Leiliane Alcântara; e a apoiadora da rede de urgência e emergência Thatyane Mendanha também representaram Aparecida e compartilharam experiências.

Encontro

O V Encontro Goiano de Saúde Mental teve como tema “(RE) construindo o cuidado psicossocial – fazer com e fazer junto em saúde mental no SUS”. O evento contou com palestras, mesas-redondas, minicursos e oficinas.