Projeto para melhorar o atendimento nas UPA´s de Aparecida avança


5 de dezembro de 2018

Foto: Claudivino Antunes

Os esforços da Prefeitura da Aparecida para melhorar os serviços de saúde oferecidos no município não param. Neste cenário, o projeto “Lean nas UPAs”, realizado em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, tem  apresentado avanços significativos. Para acompanhar esse desenvolvimento, nesta terça-feira, 4, o prefeito Gustava Mendanha e gestores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) receberam membros da equipe do Sírio-Libanês para uma apresentação sobre o projeto. O encontro ocorreu na sala de reuniões do gabinete da Prefeitura.

“Todos os meses temos nos reunido com membros da equipe do Sírio-Libanês para acompanhar e discutir o desenvolvimento do projeto ‘Lean nas UPAs de Aparecida’. Tenho realizado fortes e conscientes investimentos na área da saúde, porque quero deixar um legado de excelência na assistência oferecida aos aparecidenses e nada melhor do que ouvir quem é referência no assunto. Nosso objetivo é oferecer cada vez mais um atendimento humanizado e de qualidade”, afirmou o prefeito Gustavo Mendanha.

O secretário Municipal de Saúde, Alessandro Magalhães, reforçou a importância das estratégias adotadas pelo Hospital Sírio-Libanês à saúde municipal. De acordo com ele, o projeto executado pela instituição visa a otimização dos processos administrativos e assistenciais que impactam as filas de atendimento das unidades, tendo em vista a melhoria operacional. “Temos recebido o feedback dos consultores do Sírio e estamos trabalhando conjuntamente para resolver todos os pontos de dificuldades, de forma a criar uma cultura de melhorias contínuas em nossas unidades de saúde”, pontuou.

Durante o encontro, o diretor de Estratégia e Projetos do Hospital Sírio-Libanês, Rogério Caiuby, fez um balanço do que já foi desenvolvido e dos desafios a serem enfrentados no município: “Os 47 projetos pensados pelos servidores da SMS e orientados por nossa equipe estão começando a ganhar forma. São projetos robustos e que trarão grandes benefícios para as UPAs. Acredito que no primeiro trimestre de 2019 os usuários e gestores já sentirão o impacto das melhorias. Os servidores envolvidos estão bastante comprometidos com os resultados”.

A especialista de processos do Hospital Sírio-Libanês, Carina Pires, abordou integralmente o andamento do Lean nas UPAs de Aparecida e as estratégias adotadas pelos consultores do Hospital. “Já estamos com mais 40% de evolução do projeto. As mudanças estão sendo implementadas e seguem até março, para que depois possamos realizar a certificação”, explicou.

Segundo o especialista de processos do Hospital Sírio-Libanês, Everton de Macedo da Cunha, os 47 projetos em desenvolvimento incluem inovações para melhorar os processos de entrada do paciente na UPA, sua passagem e saída, além da própria gestão da unidade. “Estamos realizando reuniões em grupo para que as equipes conversem e integrem suas ideias. Apesar das especificidades de cada uma das UPAs, os projetos estão caminhando harmoniosamente e os resultados serão parecidos”, avaliou

Parceria

O “Lean nas UPAs” é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Aparecida  e o Hospital Sírio-Libanês. A iniciativa promove a capacitação de servidores e a implementação de diversos projetos nas três UPAs do município (Brasicon, Buriti e Flamboyant), com o intuito de melhorar seus processos administrativos e assistenciais à saúde. As inovações são coordenadas pela área de consultoria do Hospital, que é referência nacional. Entre as melhorias está a redução do tempo de espera das pessoas das unidades de pronto atendimento da cidade, que hoje, juntas, atendem cerca de 1,5 mil pacientes diariamente.

 

Fonte: Camila Godoy




Secretaria Municipal de Saúde
Rua Antônio Barbosa Sandoval, n°16, quadra 4, lote 1, APM 3, Centro – Aparecida de Goiânia – GO.
Telefone Geral: (62) 3545-5883

Imprensa